No passado dia 22 de março celebrou-se o Dia Mundial da Água e, à semelhança do que tinha acontecido no Dia Mundial da Ciência, foram os mais novos a comemorar esta data.
Na Biblioteca Escolar José Craveirinha dinamizou-se mais uma atividade da Cozinha com Ciência, dirigida aos alunos do primeiro ano, da turma D., que começaram por ouvir a leitura da história "Gota de Água", do Livro Contos da Dona Terra, recomendado pela Ciência Viva. Que bom ver a concentração das crianças!
De seguida, ouvimos a história do Gotinhas, o senhor Mocho que sabe tudo e que explicou a toda a plateia o ciclo da água. Pois bem, como o Gotinhas falou da água nos estados líquido, sólido e gasoso, os nossos meninos tiveram a oportunidade de ver: o estado líquido nos balões volumétricos, nos gobelés, sim, porque juntámos a leitura à ciência, por isso, utilizámos material de um laboratório à seria. Depois vimos o estdo sólido, os cubos de gelo, e não é que todos quiseram mexer no gelo? Pois estava calor e o gelo estava fresquinho. Por último, o estado gasoso, fácil, fervemos água numa chaleira elétrica e voilá, o vapor de água espalhou-se pela sala (foi só um bocadinho, mas é giro exagerarmos).
Para que não pensássem que as gotinhas se juntaram todas numa garrafa de água, os meninos viram o percurso da água, da nascente até à foz do Rio Mondego. Que nasce onde? Na Serra da Estrela. E desagua? Na Figueira da Foz.
Bom, agora que já sabiam tudo, porque tinham estado muito atentos e interessados em aprender o mais que houvesse, veio a parte da animação com a dança do Bento e Totó (que distingue a água que podemos beber e a que não podemos) : "tem água para dar banho no bebê e tem a agua que o bebê pode beber" - português do Brasil, pois foi, mas que alegria!
Cantámos, dançámos e assim terminámos mais uma comemoração, na companhia dos melhores!
Viviana Santos