Alunos do 12.º ano visitaram simuladores de navegação da P&O

Nos dias 1 e 2 de abril, os alunos do 12.º ano da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa realizaram uma visita de estudo aos simuladores de navegação da empresa marítima P&O, sediada no Porto Marítimo de Maputo.

A organização e dinamização esteve a cargo das professoras Graciela Valente e Paula Pinheiro e contou, ainda, com a colaboração das docentes, Ana Besteiro, Ana Lúcia Pezarat, Ana Paula Relvas, Margarida Vasconcelos e Sandra Macedo. Toda a cobertura fotográfica e videográfica foi da responsabilidade do coordenador do Centro de Recursos Educativos, o professor José Tomé.

Esta atividade foi realizada no âmbito das disciplinas de Português, História A e Orientação Escolar e teve como principal objetivo experienciar a arte de navegação em alto mar, em situações adversas, relacionando esta experiência com os conhecimentos adquiridos, durante o estudo dos textos camonianos (Luís de Camões - Os Lusíadas) e pessoanos (Fernando Pessoa - Mensagem), articulando os mesmos com conteúdos de História e Geografia, de forma a reconhecer o valor/ousadia/coragem dos marinheiros de outrora e contemporâneos e, ainda, homenagear o grande poeta português Luís Vaz de Camões.

Tendo em conta os objetivos referidos, a visita adquiriu o título de «Entre o Nevoeiro e o Gigante: por mares nunca antes navegados», inserindo-se, assim, nas comemorações dos 500 anos de Camões, um dos projetos aglutinadores da Escola.

Durante a visita, os alunos participaram numa navegação simulada, num navio de carga e num rebocador, assumindo inclusivamente o comando das embarcações. Num outro momento, puderam perceber in loco o trabalho dos pilotos e de outros funcionários que partilharam as suas experiências, quer de formação, quer em situação de trabalho.

Pelo envolvimento e entusiasmo manifestados, o balanço é bastante positivo, sendo uma experiência a repetir.

Eventos Próximos

 

ic acesso
ACEDER