Nos passados dias 20 e 21 do corrente mês, no âmbito de um projeto anual desenvolvido na disciplina de Biologia de 12º ano, e da sua aplicação a nível da Feira de Saúde, os alunos Fábio Afonso, Gabriela Campos, Margarida Santos, Matilde Silva e Rodrigo Garrido, do 12ºA1, realizaram duas palestras intituladas “A Incidência do Diabetes em Moçambique – Importância de uma Alimentação Saudável”, dirigida aos funcionários e aos alunos do 6º ano, respetivamente.
No dia 20, em que o grupo se dirigiu ao corpo não docente da EPM-CELP, o discurso incidiu mais sobre o diabetes tipo 2, as suas causas, sintomas, consequências e tratamentos, surgindo o tópico da alimentação saudável e a proposta da dieta mediterrânica como uma solução para prevenir e/ou atenuar as consequências da doença.
Já no dia 21, o tópico da alimentação saudável foi o mais abordado, tendo sido explorado nas perspetivas da roda dos alimentos e da dieta mediterrânica. O objetivo foi, de uma forma interativa e lúdica, alertar para a importância de uma alimentação equilibrada na prevenção de algumas doenças, como é o caso do diabetes tipo 2.
Esta iniciativa é o resultado de uma metodologia de trabalho característica da disciplina de Biologia de 12º ano, na qual os alunos têm a oportunidade de escolher um tema do seu interesse e desenvolver um projeto anual de investigação científica, motivando o desenvolvimento de competências tanto a nível teórico como prático. São exemplos, o empenho, a autonomia, a cooperação, o espírito crítico, entre outras competências fulcrais para a vida profissional de cada um. Além disso, é mais uma forma de os nossos alunos poderem avaliar os seus gostos e interesses, a fim de perceberem qual é a área de estudos que os alicia, e assim poderem dar um “próximo passo” mais consciente e informado.