No dia 26 de setembro de 2024, as turmas de Artes do 10ºA3 e 12ºA3 foram visitar a Exposição “Nanquim preto sobre fundo branco” dinamizada pelo Instituto Camões.
Esta exposição é uma retrospetiva da obra do pintor João Ayres, ocupa 4 locais distintos em Maputo, Instalações de Camões, Kulungwana, Museu Nacional de Arte e Instituto Guimarães Rosa. Os alunos deslocaram-se ao Instituto Camões e ao Museu Nacional de Arte e observaram a obra deste pintor, que nasceu em 1921 e veio para Maputo onde viveu durante 30 anos, tendo sido professor na Escola Técnica de Ex Lourenço Marques. Orientou cursos de pintura e desenho no Núcleo de Arte tendo contribuído para a formação de António Bronze, José Júlio e Malangatana entre outros.
Os alunos do 12ºA3 referem ter sido uma experiência e oportunidade únicas para conhecer a sua obra, numa só visita viram obras espalhadas em diferentes sítios, o que foi muito curioso, interessante e dinâmico por mostrarem diferentes estilos e técnicas, desde desenhos a carvão e tinta da china – Nanquim, guache, óleos de grande dimensão e peça de 3D em madeira, mas também por mostrar como era a vida em Maputo na sua época, ilustrada através de documentos, fotos e livros.