Alunos da EPM-CELP inteiraram-se sobre a sustentabilidade em Marracuene

visita upaAlunos da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), integrantes do movimento ambiental Unidos Pelo Ambiente (UPA), juntaram-se, recentemente, a outros estudantes de diversas escolas primárias e secundárias de Maputo, numa visita ao Centro de Pesquisa, Treinamento e Produção Sustentável de Alimentos da Universidade Pedagógica de Maputo, no distrito de Marracuene, onde, para além da confraternização, se inteiraram sobre diversos trabalhos do centro, como a utilização de energias renováveis na agricultura, o processo de plantio e irrigação da horta até a fase da colheita.

Na senda, Larissa Gil, presidente da UPA, questionou sobre as responsabilidades do centro na promoção da sustentabilidade, uma vez que “hoje em dia os produtos orgânicos não são totalmente provados sustentáveis”.

A secretária do movimento, Tayla Meguegy, afirmou que tiveram a oportunidade de aprender diversas técnicas sobre energias renováveis, um tema muito importante, “sendo que as condições climáticas influenciam o sistema todo. E espero que essas técnicas sejam aplicadas de uma forma mais abrangente, não só aqui no país, mas em todo o mundo.

Os alunos foram acompanhados pela professora de coordenadora de Ensino Secundário, Ana Besteiro. No local, houve também o plantio de árvores e explicações sobre a importância de cada árvore e seus frutos. As atividades enquadraram-se nas celebrações do Dia da Criança.

 

ic acesso

 

Micaia EPM no FB

micaia

 

Pesquisa