Ambiente e Oceanos inspiraram alunos do 7.º e 8.º anos

No âmbito do Dia Mundial do Ambiente e do Dia Mundial dos Oceanos, a equipa do Projeto Salvar o Planeta realizou uma atividade, no dia 12 de junho, das 15 às 17h, para os alunos do 7.º ano e 8.º ano de escolaridade.

Esta atividade foi estruturada em três momentos.  “Iniciámos com uma palestra sobre a poluição e acidificação dos oceanos, na qual os alunos tiveram a oportunidade de assistir a um recurso educativo digital da plataforma Esp@ciar Lab on-life, elaborado pela Prof.ª Mafalda Braz. Neste Esp@ciar> pelos oceanos, os alunos foram convidados a fazer uma “viagem virtual” pelos oceanos, na qual realizaram aprendizagens significativas sobre a temática, num contexto de ensino híbrido. Foi uma abordagem teórico-reflexiva sobre duas grandes problemáticas dos oceanos, a acidificação e a contaminação pelos plásticos”.

Depois de se colocarem os problemas, veio o momento de os alunos apresentarem propostas de soluções para estas ameaças dos oceanos. As apresentações iniciaram-se com as “Bubbles e a sua implementação em países tropicais”, defendido pela aluna do 12.º ano da EPM-CELP, Ana Reis, como uma possível solução para substituir as garrafas de água de plástico, uma vez que estas “bubbles” de água podem ser ingeridas facilmente e resistem a temperaturas elevadas, segundo o que a aluna comprovou com a realização deste projeto de iniciação à investigação.

Esta brilhante solução foi muito aplaudida pelos alunos e professores e de seguida apresentaram-se duas soluções dos alunos do Instituto Educativo do Juncal, Fornos Solares (concurso Ecoescolas) e The 5 R´s principle. Estes alunos estiveram presentes nesta atividade em formato on-line desde Portugal, no âmbito da parceria da EPM-CELP com o Projeto de Intercâmbio Científico e Cultural.

A atividade terminou com um momento lúdico-prático, o Workshop Plastic Fusion, organizado pelas Professoras de Educação Visual e Tecnológica, Sara Teixeira e Inês George, no qual os alunos aprenderam a reutilizar sacos plásticos com recurso a uma técnica simples de artes plásticas. Esta técnica, que recorre ao aquecimento do plástico, permitiu aos alunos elaborarem composições visuais com plástico fundido.

Em suma, com esta atividade “acreditamos que os alunos perceberam que urge agir sobre as questões que ameaçam os oceanos e o clima global do planeta e que podem e devem contribuir com soluções simples e implementá-las no seu quotidiano. Como as soluções que os alunos apresentaram e a reutilização dos plásticos (demonstrada no Workshop), aumentado a sua vida útil e favorecendo a economia circular, em vez de os descartar e, por consequência, irem parar aos oceanos”.

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