O Professor Carlos Serra, especialista moçambicano em direito do ambiente e diretor da Cooperativa de Educação Ambiental Repensar, afirmou que os maiores desafios ambientais advêm do comportamento de indiferença que carateriza as sociedades atuais, isto é, que não vêm, não discutem e não intervêm em assuntos ambientais. Por isso, “se não mudarmos, os próximos anos serão severos”, disse, na tarde de hoje, durante a entrevista para o programa Xirico da Radio e TV EPM, a propósito da ação de limpeza, World Cleanup Day, a ter lugar no próximo dia 21 de setembro.
O ambientalista, com mais de 20 anos de ativismo ambiental, falou igualmente da sua carreira como ambientalista, influenciada, em parte, pelos seus pais. “Eles eram muito sensíveis a questões ambientais. Mas também criei um laço forte com o mar e os jardins. Gosto muito de estar na praia e no jardim [dos namorados]”, revelou, acrescentando que tem acompanhado o trabalho impressionante da EPM-CELP, nas suas múltiplas intervenções, chegando a sonhar que “mais escolas, principalmente as do sistema do ensino público, tenham a mesma sensibilidade e ousadia”.
Em Maputo, o World Cleanup Day será realizado nas praias da Costa do Sol, onde a nossa Escola será responsável pela frente de praia entre o Clube Marítimo e o Baía Mall. O evento pretende mobilizar cerca de 5% da população mundial para fazer uma mudança social duradoura em relação à gestão de resíduos. Esta iniciativa tem igualmente o objetivo de consciencializar não só em termos da sustentabilidade, mas também da responsabilidade que todos temos em preservar um ambiente limpo e saudável.