O Projeto da EPM - CELP “Mabuko Ya Hina (Os Nossos Livros)” comemora, todos os anos, o Mês da Literacia, reforçando, junto das escolas do Sistema de Ensino de Moçambique, a importância da leitura e da escrita para uma participação ativa na sociedade e para o desenvolvimento sustentável da humanidade.
Este ano letivo, o Mês da Literacia foi comemorado nos dias 23 e 24 de setembro, na Escola Secundária do Triunfo.
No dia 23, a equipa do Projeto “Mabuko Ya Hina”, constituída pela Coordenadora Ana Albasini e pela Colaboradora Rosário Chaveiro, apresentou, a um grupo de 30 alunos da 8ª Classe, uma proposta de trabalho relacionada com um dos temas do Projeto Cultural de Escola da EPM – CELP, “50 Anos da Independência de Moçambique”, estando prevista a dinamização de atividades, com este grupo de alunos, até junho de 2025.
Em modo de apresentação do tema, realizou-se um jogo de palavras alusivas à Independência e projetou-se um vídeo, intitulado “25 de Abril e Independência de Moçambique”.
Uma vez que o Programa de História da 9ª Classe aborda este tema, o Diretor da Escola Secundária do Triunfo, Otávio Mavingue, referiu que Projeto Cultural de Escola será uma mais valia para a aprendizagem dos conteúdos relativos à Independência Nacional e propôs que o tema fosse apresentado aos alunos da 8ª Classe, os quais, no ano letivo de 2025, estarão na 9ª Classe, de acordo com o calendário escolar de Moçambique.
No dia 24 e na sequência das atividades dinamizadas no dia anterior, realizou-se um Workshop de Pintura, subordinado ao tema “Pintar a Liberdade”, com a participação de 100 alunos da 8ª Classe, entre os quais o grupo de 30 alunos do Projeto Cultural de Escola.
No referido Workshop, orientado pelos Artistas Plásticos Naguib Abdula e Calisto Namburete e pela equipa do Projeto "Mabuko Ya Hina", os alunos realizaram pinturas em grupo e elegeram as 5 melhores pinturas.
A entrega dos prémios aos grupos vencedores e de certificados a todos os participantes será no próximo dia 1 de outubro, na Escola Secundária do Triunfo.
O Projeto “Mabuko Ya Hina” agradece a colaboração dos Artistas Plásticos, os quais, certamente, incentivaram os alunos a ler e a escrever sobre a Independência de Moçambique.
Bem hajam, Naguib e Calisto!