O júri do Observatório de Leitura, coordenado por Benita Prieto, divulgou, ontem, dia 23 de abril, Dia Mundial da Livro e dos Direitos de autor, as publicações distinguidas com o Selo Caminhos de Leitura, um dos prémios portugueses mais recentes na área da literatura para a infância e juventude. Em apreciação estiveram obras enviadas por 37 editoras tendo sido as mesmas contempladas tendo em conta vários critérios, como a qualidade do texto, ilustração, projeto gráfico, abordagem de temáticas inovadoras, criatividade e qualidade da tradução.
A editora da EPM-CELP teve o prazer de ver contemplada, com o Selo Seleção, uma das suas obras “Bashshar, o guardador de pássaros” escrito por Lurdes Breda e ilustrado por Roberto Chichorro, sob a coordenação editorial de Teresa Noronha.
Na crítica feita por Rita Pimenta, neste livro luso-moçambicano, e que assinala os 20 anos de edição da autora, ressalta a qualidade da prosa poética do texto e a ilustração do pintor moçambicano Roberto Chichorro que acredita no encanto dos sonhos como forma de olhar para a bondade do mundo. O livro conta, no final, com um breve glossário que ajuda à compreensão de várias palavras, quer em português quer em changane, uma das línguas bantu falada em Moçambique.
O Selo Caminhos de Leitura, na sua terceira edição, é atribuído pelo Observatório de Leitura, do Município de Pombal, que tem dado a conhecer os autores dos diversos Países de Língua Oficial Portuguesa estimulando a formação de novos públicos e mediadores, fomentando o mercado editorial, projetando todos os intervenientes nos diversos territórios.
Com a parceria da PUC – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde está instalada a Cátedra UNESCO de Leitura, que atribui desde 2016 o Selo Cátedra 10, DGLAB – Direção Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas, RBE – Rede de Bibliotecas Escolares e entro de investigação dos estudas da criança, da Universidade do Minho, este observatório é constituído por um grupo de nove especialistas de Literatura Infantojuvenil, residentes em Portugal (Rita Pimenta, Margarida Costa, Sara Reis da Silva, Maria José Vitorino, Dora Batalim, Iêda Alcântara, Paula Cusati, Bru Junça e Rui Marques Veloso) e coordenado tecnicamente pela especialista Benita Prieto.
Decorridos dois anos de atividade, o Observatório de Leitura representa a Secção Portuguesa da IBBY (International Board on Books for Young People), um conselho internacional de livros para crianças e jovens, constituído por 84 secções nacionais em todo o mundo. Como secção do IBBY, Pombal passa a ser a entidade nacional que representa os escritores e ilustradores portugueses, tendo, entre outros, o direito exclusivo de nomear candidatos para o prestigiado Prémio Hans Christian Andersen, um dos mais prestigiados prémios da literatura infantil que homenageia autores e ilustradores de relevância mundial).
Mais informação sobre os premiados com os Selos Caminhos de Leitura (Distinção, Seleção e Menção Honrosa António Torrado) está disponível no site: https://caminhosdeleitura.pt/premiados-2024/
A cerimónia de entrega dos Selos decorrerá, este ano, durante a Feira do Livro de Lisboa.