É com muita alegria e entusiasmo que a Biblioteca Escolar José Craveirinha felicita a aluna Noa de Vasconcelos Freire do 3º ano, uma das nossas escritoras “Cool”, por ter vencido o Desafio 3 do Concurso Ser escritor é Cool! 2024/2025, no escalão do 1º ciclo.
A Noa já se tinha destacado no Desafio 2 do mesmo concurso, tendo o seu trabalho integrado o "top cinco" do seu escalão.
Aqui vos deixamos o trabalho da Noa, um texto ternurento sobre uma tia muito especial.
Mil cheiros!
A minha tia é especial e cheira a gomas, a morangos e a gelado!
Quando vou de férias a Portugal, ela cozinha só para mim. Ficamos sozinhas na cozinha e eu fico só a ver. Vejo cores aos montes: verdes, amarelos, vermelhos e outras que nem sei dizer o nome, mas tudo se transforma em magia! Cheira bem e sabe ainda melhor, principalmente quando cheira a chocolate, que adoro!
Um dia, a tia convidou-me para ir ao restaurante onde trabalha. Fiquei ansiosa para que o tempo passasse a correr.
Finalmente o dia chegou! Na rua já sentia um cheiro de mil especiarias diferentes! É que a minha tia é "chef" num restaurante indiano. Ficaram surpreendidos? Imaginem eu! Quando a porta abriu, fiquei vermelha como um tomate. Estavam todos à minha espera, mas não vi a tia.
Olhei com atenção: os desenhos a preto e branco no chão, os macacos colados nas paredes da entrada, as cores das mesas. As pessoas sorriam enquanto comiam. Em cada mesa sentia-se um cheirinho diferente.
Veio o menu, mas eu quase não percebi nada. Então, uma senhora simpática disse para não me preocupar, que a tia ia escolher o que íamos comer.
Quando a comida chegou os meus olhos ficaram enormes, pareciam duas bolas! Tantas cores e misturas que nunca tinha visto! E fiz o que a tia me ensinou: cheirar primeiro para saber o que a boca ia sentir.
Percebi então o silêncio. Provei aquela comida deliciosa. De repente, olhei para a frente e lá estava a tia, feliz, sempre a sorrir. Aí percebi que aquele restaurante é mágico e a tia faz parte dessa magia.
Sabem o mais engraçado desta história? É que nada é da minha imaginação! O restaurante existe mesmo e a tia também, aquela que cheira a gomas, a morangos e a gelado. Adorava lá levar os meus amigos para explorar aquele mundo de mil cheiros, a minha felicidade seria completa.
Noa de Vasconcelos Freire | 3.ºE
Escola Portuguesa de Moçambique - Centro de Ensino e Língua Portuguesa
BEJC
Ana Paula Relvas