BEJC felicita a aluna Noa de Vasconcelos

É com muita alegria e entusiasmo que a Biblioteca Escolar José Craveirinha felicita a aluna Noa de Vasconcelos Freire do 3º ano, uma das nossas escritoras “Cool”, por ter vencido o Desafio 3 do Concurso Ser escritor é Cool! 2024/2025, no escalão do 1º ciclo.

A Noa já se tinha destacado no Desafio 2 do mesmo concurso, tendo o seu trabalho integrado o "top cinco" do seu escalão.

Aqui vos deixamos o trabalho da Noa, um texto ternurento sobre uma tia muito especial.

Mil cheiros!

A minha tia é especial e cheira a gomas, a morangos e a gelado!

Quando vou de férias a Portugal, ela cozinha só para mim. Ficamos sozinhas na cozinha e eu fico só a ver. Vejo cores aos montes: verdes, amarelos, vermelhos e outras que nem sei dizer o nome, mas tudo se transforma em magia! Cheira bem e sabe ainda melhor, principalmente quando cheira a chocolate, que adoro!

Um dia, a tia convidou-me para ir ao restaurante onde trabalha. Fiquei ansiosa para que o tempo passasse a correr.

Finalmente o dia chegou! Na rua já sentia um cheiro de mil especiarias diferentes! É que a minha tia é "chef" num restaurante indiano. Ficaram surpreendidos? Imaginem eu! Quando a porta abriu, fiquei vermelha como um tomate. Estavam todos à minha espera, mas não vi a tia.

Olhei com atenção: os desenhos a preto e branco no chão, os macacos colados nas paredes da entrada, as cores das mesas. As pessoas sorriam enquanto comiam. Em cada mesa sentia-se um cheirinho diferente.

Veio o menu, mas eu quase não percebi nada. Então, uma senhora simpática disse para não me preocupar, que a tia ia escolher o que íamos comer.

Quando a comida chegou os meus olhos ficaram enormes, pareciam duas bolas! Tantas cores e misturas que nunca tinha visto! E fiz o que a tia me ensinou: cheirar primeiro para saber o que a boca ia sentir.

Percebi então o silêncio. Provei aquela comida deliciosa. De repente, olhei para a frente e lá estava a tia, feliz, sempre a sorrir. Aí percebi que aquele restaurante é mágico e a tia faz parte dessa magia.

Sabem o mais engraçado desta história? É que nada é da minha imaginação! O restaurante existe mesmo e a tia também, aquela que cheira a gomas, a morangos e a gelado. Adorava lá levar os meus amigos para explorar aquele mundo de mil cheiros, a minha felicidade seria completa.

Noa de Vasconcelos Freire | 3.ºE
Escola Portuguesa de Moçambique - Centro de Ensino e Língua Portuguesa

BEJC

Ana Paula Relvas

Eventos Próximos

05 Jun. 2025
Dia Mundial do Ambiente
05 Jun. 2025
Lançamento de livro
06 Jun. 2025
Sarau de Dança
10 Jun. 2025
Dia de Portugal
13 Jun. 2025
Sarau de dança

 

ic acesso
ACEDER