Entre 18 de março e 20 de maio, o Centro de Formação da EPM-CELP organizou uma ação de formação voltada para os professores dos grupos de recrutamento 620, 260, 110 e 100. Com uma carga horária de 25 horas e creditação pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC), a formação foi conduzida pelo professor Pedro Vasconcellos e teve como objetivo aprofundar os conhecimentos dos docentes sobre o ensino da natação.
Durante as sessões, os participantes desenvolveram competências técnicas e pedagógicas para ensinar a modalidade de natação nos níveis Introdução, Elementar e Avançado. O foco foi a compreensão da biomecânica da natação, com destaque para as forças que atuam no corpo dentro da água e suas influências sobre as posições do nadador. Também foram abordados aspetos essenciais de segurança, especialmente para aulas com alunos mais jovens, assegurando um ambiente controlado e seguro.
Outro ponto central foi o desenvolvimento de progressões pedagógicas adequadas para cada nível de aprendizagem, permitindo aos professores o ensino de estilos de nado, viragens e saltos. A reflexão sobre os desafios comuns enfrentados no ensino da natação foi uma constante e visou a pesquisa e partilha de estratégias e soluções.
O uso de jogos e atividades introdutórias foi discutido como forma de motivar os alunos, especialmente os iniciantes, e facilitar a aprendizagem. Além disso, os professores foram orientados sobre os requisitos técnicos mínimos para os estilos de nado, garantindo que pudessem aplicá-los de maneira eficaz nas suas aulas.
A ação de formação foi bem-recebida pelos participantes, que destacaram a sua relevância para melhorar as práticas pedagógicas e aumentar a qualidade do ensino da natação na escola. O Centro de Formação da EPM-CELP reforçou seu compromisso com a formação contínua dos docentes, visando a excelência na Educação Física e no Desporto Escolar.