O Dia Mundial da Filosofia foi instituído pela Unesco em 2002 e é celebrado em todo o mundo na terceira quinta-feira do mês de novembro.
O objetivo deste dia é enaltecer a importância da Filosofia na vida dos seres humanos e da sociedade. Visa também o reconhecimento do valor do pensamento crítico, criativo e independente, que pode contribuir para a promoção da tolerância e da paz.
A Filosofia não é uma atividade intelectual desligada do mundo e das nossas vivências. Ela está presente no dia a dia, ajudando-nos a compreender e dar significado às nossas experiências que são também partilhadas pelos outros.
Para comemorar o “Dia Mundial da Filosofia” nada melhor do que dialogarmos, debatermos e refletirmos. Assim, nos dias 21 e 22 de novembro, o grupo de Filosofia promoveu sessões de debate entre os alunos de turmas do 10º e 11º ano, na Biblioteca José Craveirinha, sobre o tema da “Identidade”.
Como é construída a nossa Identidade? É algo que permanece ou muda ao longo do tempo? Que papel têm os outros na construção da nossa identidade? Somos como os outros nos veem? Quando nascemos, trazemos connosco a essência da nossa identidade? Podemos mudar? Será possível conhecermo-nos?
Foram estas algumas das questões que os alunos colocaram e debateram e que nos trouxeram momentos de partilha de interrogações, reflexões e ideias.