"EPM 24h" articulou disciplinas para agregar competências

Decorreu, na EPM-CELP, nos dias 3 e 4 de novembro, a atividade EPM 24 destinada aos alunos do 9º ano de escolaridade que, devido à pandemia COVID-19, não tinham tido oportunidade de participar em várias atividades tidas como marcantes no seu percurso escolar, nomeadamente a Visita à Fortaleza de Maputo e a atividade EPM Caching.

Sensíveis a esta realidade, constatada pela Associação de Pais e pelos próprios alunos, a EPM-CELP envidou esforços para dar resposta à pretensão dos alunos e Encarregados de Educação. Assim, várias estruturas da orgânica da EPM-CELP trabalharam em conjunto para definir e viabilizar um conjunto de atividades a realizar nestes dias. A Comissão Administrativa Provisória (CAP), a Associação de Pais e Encarregados de Educação (APEE), a Coordenação de Ciclo, o Clube Ubuntu, o Clube de Ciência Viva - Mãos na Ciência, o Grupo Disciplinar de EDF e o Centro de Recursos Educativos (CRE) dinamizaram esta atividade, sustentando-a em três eixos: Sentir, Partilhar, Refletir - para aprender em conjunto.

O desafio estava patente no próprio nome da atividade: os alunos, terminadas as suas normais atividades letivas, permaneciam mais 24h consecutivas, na EPM, trabalhando um conjunto de conteúdos e premissas diferentes das habituais. No dia 3 de novembro, entre as 18h e as 23h, os alunos foram sensibilizados para a Ética do Cuidado: o cuidado consigo próprios, com os que os rodeiam e com o planeta que a todos sustenta. Para o efeito, visualizaram um filme e uma curta metragem, visitaram o planetário e participaram numa dinâmica Ubuntu. Pelo meio, os alunos tiveram um jantar partilhado providenciado pelos respetivos Encarregados de Educação.

Após uma noite - de pouco descanso -, e pelas 7 horas, foi servido o pequeno almoço fornecido pela Associação de Finalistas da EPM. Deu-se, de seguida, início a uma manhã repleta de atividades. Pelas 8h, no auditório, os 50 alunos participantes tiveram a oportunidade de ouvir, questionar, interagir e aprender com a Psicóloga e Especialista de Recrutamento, Fernanda Coelho. De seguida, o grupo foi dividido, tendo metade começado pelas atividades de âmbito científico, dinamizadas pelos professores do Departamento de Ciências, durante as quais, brincando e competindo, os alunos testaram habilidades e conhecimentos adquiridos. Entretanto, a outra metade participava num Speed Dating de profissões, durante o qual, vários Encarregados de Educação partilharam da sua experiência profissional, procurando esclarecer os alunos de forma a contribuir para uma escolha mais informada e consciente da futura área de estudos e até profissional. A manhã terminou com a visualização de mais um filme no Auditório. O almoço, mais uma vez fornecido pela APEE, contou já com a presença de Encarregados de Educação, que foram paulatinamente chegando para participar nas atividades previstas para a tarde. Tarde que começou com uma palestra da carismática Clarisse Machanguana. A história de vida, o exemplo e as soluções aos múltiplos desafios que teve de superar, partilhados por Clarisse, cativaram os alunos e foram o mote para inúmeras perguntas e várias dezenas de fotografias. Já cansados, mas altamente motivados, os alunos começaram a última ronda de atividades. Entre a dinâmica Ubuntu, os jogos tradicionais e os jogos desportivos, foram inúmeros os sorrisos e abraços partilhados e foi emocionante ver a alegria e a satisfação de miúdos e graúdos.

 

Para uma última sessão, às 18h, reuniram-se todos os intervenientes no auditório da EPM-CELP, e, após os necessários e devidos agradecimentos aos dinamizadores e participante, culminou assim a atividade EPM 24h.

Balanços

Mafalda Lopes - Aluna

mafaldalopesA atividade 24horas na minha perspetiva foi uma atividade que proporcionou inúmeras experiências inovadoras, que não só melhoraram o meu conhecimento geral, mas também esclareceram muitas dúvidas que tinha sobre o meu futuro.
No que conta à minha perceção sobre o comportamento, achei que em maioria o comportamento até foi melhor do que esperava, toda a gente cumpriu as regras e não me pareceu haver algum problema, e pelo que notei toda a gente aproveitou as atividades e ficaram satisfeitos.
Na minha opinião acho que esta atividade deveria se repetir para outro ano, mas não muito baixo que o nosso pois ainda existe muitos alunos imaturos incapazes de cumprir com as regras.
Para ser muito sincera não esperava que as atividades fossem tão diferentes e divertidas como foram, e tenho a agradecer a dedicação que os professores trouxeram, pois sem eles não haveria aproveitamento nenhum, especialmente o professor Antero. Por isso tenho a dizer obrigada e parabéns!

Rosalita Olim e Carolina Berto - APEE

perfilencarregadaEnquanto EE e membros da APEE tínhamos expetativas para esta super atividade - EPM 24H - que foram largamente excedidas.
Foi muito gratificante ver a disponibilidade de professores, funcionários e alunos do secundário envolvidos, para que os alunos do 9º ano vivessem experiências inesquecíveis num espaço familiar e seguro.
Ver pais a sorrir e a divertirem-se com os filhos na “nossa escola”, foi sem dúvida maravilhoso e um incentivo à continuidade.

Dora Vieira - Docente

Dora Viera A atividade "EPM 24h", para os alunos do 9º ano, foi planeada com o objetivo de proporcionar uma experiência escolar verdadeiramente fora da caixa e enriquecedora. Durante as 24 horas, dedicadas a uma série de atividades diversificadas, os alunos tiveram a oportunidade de se envolver em experiências únicas, promotoras da aprendizagem e do desenvolvimento pessoal. Com este evento procurou-se diluir as barreiras das aulas tradicionais, estimulando a colaboração entre os alunos e incentivando a reflexão sobre as suas próprias vidas e metas escolares/profissionais.
Uma das principais conquistas da atividade foi a possibilidade de oferecer uma experiência escolar completamente diferente da rotina diária. Os alunos envolveram-se em atividades que incluíam visualização de filmes, desenvolvimento pessoal, exploração de atividades científicas, palestras, encontro com diferentes profissionais e atividades desportivas com os seus pais. Essa abordagem inovadora proporcionou uma perspetiva refrescante e estimulante para a aprendizagem.
Além disso, a atividade "EPM 24h" demonstrou, com sucesso, o poder da colaboração, pois os alunos tiveram oportunidades significativas para trabalhar em equipa, tal como os professores envolvidos, compartilhando ideias e aprendendo uns com os outros. A colaboração fortaleceu os laços entre todos os envolvidos, promovendo também o espírito de comunidade.
A atividade também incentivou a reflexão e a autoconsciência. Através de atividades de desenvolvimento pessoal e palestras, os alunos tiveram a oportunidade de refletir sobre os seus valores, objetivos e aspirações educacionais. Isto ajudou-os a compreender melhor a si mesmos e a tomar decisões mais informadas em relação ao seu futuro.
No geral, a atividade "EPM 24h" demonstrou ser uma iniciativa bem-sucedida na busca por uma educação mais holística e enriquecedora. Tendo cumprido os seus objetivos de proporcionar uma experiência escolar diferente, promover a colaboração entre alunos, professores e encarregados de educação e estimular a reflexão pessoal.

Luísa Antunes - Presidente da CAP

Luísa Antunes A Atividade “EPM 24h” proporcionou aos alunos uma experiência inovadora e sem dúvida alguma enriquecedora ao possibilitar a vivência de experiências fora do espaço tradicional de aprendizagem, a sala de aula. Houve convívio, observação, reflexão, introspeção e bastante animação! Foi gratificante ver a alegria dos alunos e a valorização da participação dos pais nas atividades desportivas. Ficou ainda demonstrada mais uma vez a importância do trabalho colaborativo, e que as aprendizagens de fazem de forma formal mas também de forma não formal.

Eventos Próximos

05 Jun. 2025
Dia Mundial do Ambiente
05 Jun. 2025
Lançamento de livro
06 Jun. 2025
Sarau de Dança
10 Jun. 2025
Dia de Portugal
13 Jun. 2025
Sarau de dança

 

ic acesso
ACEDER