EPM-CELP é um dos epicentros da Semana Mundial do Turismo

À entrada da escola, no átrio, nove mulheres pintadas de mussiro e vestidas à macua, sacodem-se, atrevidamente, em passos lentos e uniformes. No mesmo espaço, ecoam batuques que, freneticamente, guiam os passos das dançarinas, que gingam, sorriem, alegram os presentes que, também, correspondem com salvas de palmas e olhares de admiração. O átrio foi tomado pela magia da dança, da pintura, dos utensílios, das praias, os lagos, da gastronomia moçambicana, representada em cada província.

A Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) marca, igualmente, o seu percurso na consolidação do Curso Profissional de Técnico de Turismo, que iniciou há cinco anos. Pela segunda vez consecutiva, junta-se às comemorações da Semana do Turismo, que hoje se inicia e se prolongará até o dia 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo. E a semana abriu ao ritmo e passos da dança Tufo, da província de Nampula, e com uma exposição sobre a diversidade turística de Moçambique, inaugurada pela Diretora do Gabinete do Secretário do Estado na Cidade de Maputo, Maria Helena Checo, e pelos membros da Comissão Administrativa Provisória (CAP) da EPM-CELP.

Este marco, segundo a presidente da CAP, Luísa Antunes, tem um significado enorme para a instituição. Primeiro, por ser “a primeira Escola Portuguesa no Estrangeiro com um curso profissional” e, segundo, por se ter mostrado necessário “para que os nossos jovens, com essa formação técnica, possam contribuir para o desenvolvimento do país, através do seu conhecimento sobre o turismo responsável”.

semana do turismo g

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Maria Helena Checo, em representação do Secretário do Estado na Cidade de Maputo, e que se fez acompanhar por uma delegação, agradeceu à EPM-CELP por se juntar à causa da formação de profissionais de turismo, que tem se mostrado cada vez mais necessária. “Nos dias de hoje não temos muitas instituições que formem profissionais de turismo, tanto é que temos poucos quadros no sector”, referiu a Diretora, salientado a “a abertura do Conselho dos Serviços de Representação do Estado na Cidade de Maputo para a formação e disponibilização de estágios profissionais aos alunos da Escola em várias instâncias turísticas da nossa cidade”.

Para além da formação em contexto de sala de aula, a EPM-CELP privilegiou, ao longo destes cinco anos de formação de técnicos de turismo, outras valências, adquiridas através de trabalhos de campo e estágios em diversos hotéis e outras instituições. De acordo com Sandra Macedo, diretora do Curso na Escola, “todas essas ações de parceria têm o intuito de, ao mesmo tempo que os alunos aprendem a teoria, colocá-los em contacto com o contexto turístico, para que sejam conhecidos, ao nível do Ministério da Cultura e Turismo e dos vários parceiros ao nível da cidade”.

 semana turismo 1  semana do turismo 2
 semana do turismo 3  semana do turismo 4

 

A exposição no átrio está associada ao lema escolhido para este ano, “Investimentos Verdes”, e poderá ser visitada até ao próximo dia 28 de setembro. Ainda no âmbito da Semana Mundial do Turismo, está marcada uma palestra sobre projetos de turismo sustentável, destinada aos alunos do ensino secundário, das turmas de Ciências e de Economia, que irá decorrer no dia 22/09, no Auditório Carlos Paredes. 

semana turismo g2

 

ic acesso

 

Micaia EPM no FB

micaia

 

Pesquisa