"Bashshar, o guardador de pássaros" de Lurdes Breda e Roberto Chichorro, editado pela EPM-CELP, lançado em Leiria

No âmbito da programação alusiva às Jornadas Europeias do Património 2024, o espaço Moinho do Papel acolherá, no sábado, dia 21 de setembro, pelas 15h30, o lançamento do livro "Bashshar, o guardador de pássaros", com texto de Lurdes Breda e ilustrações de Roberto Chichorro, editado pela Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP).

Lurdes Breda, de Montemor-o-Velho, autora de vinte e quatro obras e coautora de outras onze, editadas em Portugal, no Brasil e em Moçambique, comemora os seus 20 anos de edições com este livro luso-moçambicano, o qual com coordenação editorial de Teresa Noronha, editado pela Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (Moçambique), em que a língua portuguesa se entrelaça, numa viagem feita história, com o Changana (uma das línguas nacionais de Moçambique). 

A escritora pretende desta forma assinalar a data, apresentando o seu novo projeto nas Jornadas Europeias do Património 2024 “Rotas, Redes e Conexões”, no Moinho do Papel em Leiria e contará com a presença do artista plástico moçambicano Roberto Chichorro e de ilustres convidados e amigos da área da literatura de todo o país.

A organização estará a cargo da Câmara Municipal de Leiria | Moinho do Papel

A entrada é livre

 

Sinopse do livro

Bashshar, o guardador de pássaros, era celebrado pelo povo como o mensageiro das boas novas. Esperava que, tal como no passado, os homens da sua família o tinham feito, o chamamento do seu batuque trouxesse os pássaros até si. Mas há muitos e muitos anos que nenhum pássaro habitava a aldeia onde vivia. Antigamente, ficavam aí à mistura com a gente e com as flores, que mesmo quando as chuvas demoravam a chegar, continuavam a desabrochar e a encher de cor aquele lugar. Contudo, até as flores desapareceram. Poderá Bashshar, o guardador de pássaros, desafiar os espíritos e trazer de novo os pássaros e as flores para enfeitar o sorriso das crianças da sua aldeia?

Lurdes Breda

Nasceu em 1979, no concelho de Montemor-o-Velho, Portugal. É autora de vinte e quatro obras e coautora de outras onze, editadas em Portugal, no Brasil e em Moçambique. É conhecida, sobretudo co o escritora de livros para crianças e jovens. Foi premiada em vários certames literários nacionais e internacionais. Vários dos seus livros integram o Plano Nacional de Leitura. Faz este ano 20 anos de carreira literária e é uma personalidade muito ativa na divulgação da língua e em atividades que visam a integração de pessoas com deficiência na sociedade.   

Roberto Chichorro

Nasceu em 1941, em Lourenço Marques, atual Maputo. Descobre cedo o gosto pelo desenho e em 1966 participa numa coletiva de pintura. Em 1967 tem a sua primeira exposição individual em Lourenço Marques. Em 1971, desloca-se a Lisboa e em 1980 passa a dedicar-se profissionalmente à pintura. É um dos pintores moçambicanos mais conceituados com inúmeras exposições individuais em todo o mundo.  

Eventos Próximos

 

ic acesso
ACEDER