EPM-CELP marcou presença no I Fórum Nacional dos Clubes Ciência Viva

Nos dias 4 e 5 de abril, tivemos a honra de representar a Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) no I Fórum Nacional dos Clubes Ciência Viva, que decorreu no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, em Portugal. Eu, Inês Lopes, do 8.º E, e o meu colega Muhammad Kan, do 7.º B, participámos, sob a orientação da professora Helena Correia, coordenadora do clube "Mãos na Ciência".

Este encontro nacional reuniu representantes dos 896 Clubes Ciência Viva existentes de norte a sul de Portugal, bem como das Escolas Portuguesas no Estrangeiro da Rede Pública (EPERP), incluindo Luanda (EPL-CELP), São Tomé e Príncipe (ESTP-CELP), Timor-Leste (EPD-CELP) e, claro, Moçambique (EPM-CELP). O fórum contou também com a presença de diversos parceiros, como instituições de investigação, Centros Ciência Viva, museus e organizações não governamentais.

Foram dois dias intensos, com mais de 1500 participantes e milhares de visitantes. Tivemos a oportunidade de partilhar os projetos desenvolvidos na EPM-CELP e de conhecer trabalhos inspiradores de outras escolas, universidades, laboratórios e instituições científicas portuguesas. A mostra de ciência foi o centro das atenções, mas o programa contou também com várias sessões plenárias e paralelas que abordaram temas muito atuais.

A sessão de abertura, no dia 4, contou com intervenções de figuras importantes, como o Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Professor Doutor Fernando Alexandre, Roxana Minzatu (Comissão Europeia), Rosalia Vargas (Ciência Viva), David Sousa (DGE) e Fernando Alfaiate (Estrutura de Missão Recuperar Portugal). Nesse dia, decorreram ainda sessões paralelas sobre “o mundo vegetal”, “a química das estrelas” e “como a ciência faz bem à saúde”.

No dia 5, de manhã, assistimos a sessões plenárias com o investigador Alexandre Quintanilha (i3S) e a professora Fátima Carneiro (FMUP), no âmbito do projeto “PÚBLICO na Escola”. À tarde, os temas abordados incluíram inteligência artificial, oceano e micróbios, culminando com um espetáculo interativo e científico do mágico Luís de Matos, com o mote Ciência² = Magia, onde também tivemos oportunidade de participar!

Participar neste fórum foi, sem dúvida, uma experiência enriquecedora. Mais do que mostrar o que se faz na nossa escola, foi um momento para criar e consolidar redes de trabalho, inspirar-nos e aprender com os outros. Uma oportunidade única que guardaremos com grande carinho e orgulho!

Inês Lopes, 8.º E

Eventos Próximos

 

ic acesso
ACEDER