Com vista a promover o acesso ao livro e fomentar a literacia, incentivando o gosto pela leitura, a Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa procedeu, hoje, à oferta de uma centena de livros à Direção Nacional do Ensino Primário, do Ministério da Edução e Cultura (MEC). A ação está inserida no âmbito da responsabilidade social da Escola e surge como resposta ao pedido de apoio formulado pela MEC, no âmbito das celebrações do Dia Internacional do Livro e dos Direitos do Autor, que amanhã se assinala.
Durante a entrega dos livros, Cristina Viana, Adjunta da Comissão Administrativa Provisória (CAP) da EPM-CELP, referiu que o apoio vem ao encontro de uma das missões de cooperação da Escola que é a promoção da Língua Portuguesa. Por sua vez, Octávio Inácio, representante da Direção Nacional do Ensino Primário, agradeceu o gesto, reconhecendo que estes livros “ farão a diferença na vida dos alunos que serão premiados nas comemorações do dia do livro e da leitura”.
Dentre os livros doados constam obras de Ungulani Ba Ka Khosa, Rogério Manjate, Celso Celestino Cossa, Miguel Luís, António Cabrita, Hélder Faife, Adelino Timóteo, que, a par da escrita, promovem também artistas plásticos como Mauro Manhiça, Walter Zand, Silva Dunduro, Amos Mavale, Luís Cardoso que os ilustram.