Dando-se continuidade à parceria institucional entre o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I. P. (Camões) e a Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM – CELP), no âmbito da Componente 3 do Projeto “Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique”, a docente da EPM-CELP, Ana Albasini, deslocou-se à Ilha de Moçambique para dinamizar o 1.º e o 2.º Módulos de Formação, nas áreas da Literacia e Numeracia para Alfabetização de Adultos, que decorreu na Escola Primária do Lumbo, entre os dias 07 e 11 de julho de 2025 (1.º Módulo) e os dias 14 e 18 de julho de 2025 (2.º Módulo).
Para preparar o arranque das atividades relativas aos dois Módulos de Formação, a docente da EPM – CELP reuniu, no dia 07 de julho de 2025, com o Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia da Ilha de Moçambique. Nesta reunião, concluiu-se ser urgente a definição de novas estratégias para o funcionamento do Programa de Alfabetização, de modo a garantir-se a sustentabilidade do mesmo e a permanência dos Alfabetizadores no Projeto.
Na área da Literacia, os Alfabetizadores trabalharam conteúdos relacionados com expressões quotidianas e regras de interação discursivaꓼ vogais, ditongos, consoantes e casos de leituraꓼ palavras sinónimas e antónimasꓼ verbos, no presente do indicativo e no pretérito perfeitoꓼ construção de palavras, frases e textos e divisão silábicaꓼ meios de transporteꓼ o corpo humano, saúde e higiene.
Na área da Numeracia, foram trabalhados os números naturais e operações, grandezas e medidas e o espaço e forma.
Na cerimónia de encerramento das formações, que contou com as presenças das equipas do Camões, do Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia e da Diretora da Escola Primária do Lumbo, os formandos apresentaram os trabalhos efetuados, fazendo uma síntese das aprendizagens realizadas.
A avaliação das formações, por parte dos formandos e da formadora, é positiva, acreditando-se que os conteúdos trabalhados contribuirão para a melhoria das práticas nos Centros de Alfabetização.
Durante a visita à Ilha de Moçambique, a formadora Ana Albasini reuniu, ainda, com a representante da Fundação Aga Khan, Tatiana Ferreirim, e com a equipa da Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia, representada por Miguel Marcelino e Belito Paulo, com o objetivo de se elaborar uma proposta conjunta nas áreas da Alfabetização de Adultos e Literacia Familiar.