As atividades associadas ao “World CleanUp Day 2024” que tinham sido adiadas, em Maputo, devido ao mau tempo, ocorreram no passado sábado, dia 28 de setembro.
Mais uma vez, a Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) juntou-se ao movimento global e retirou da praia cerca de 90 sacos de lixo diverso. Garrafas de plástico, roupa, cascas de lanho, copos de café, pratos descartáveis, tampas e pequenas palhinhas, foram alguns dos resíduos que as dezenas de alunos, professores e encarregados de educação se esforçaram por recolher, com o intuito de restabelecer o ambiente da praia entre o Clube Marítimo e o Centro Comercial Baía Mall, nas três horas de trabalho intenso que durou esta ação.
Pretendeu-se, assim, para além de limpar, chamar a atenção da população sobre o destino do lixo e sobre a importância da preservação do meio ambiente, um trabalho que se desenvolve há mais de quatro anos e que, no parecer da Adjunta da Comissão Administrativa Provisória da nossa Escola, Cristina Viana, faz parte da educação para um comportamento cívico em prol do ambiente.
“Os nossos professores, alunos e encarregados de educação conseguiram recolher 50 sacos de vidro e 40 de lixo orgânico. Não conseguimos tirar todo o lixo na praia, mas acredito que se cada um de nós fizesse a sua parte, poderia ser diferente”, disse a responsável reafirmando a total adesão da comunidade educativa da EPM-CELP a atividades de preservação do ambiente
Para Avelino David, funcionário e ativista ambiental da Repensar, é preocupante estarmos a realizar os mesmos movimentos, nos mesmos lugares todos os anos. “Era esperado que ninguém mais poluísse esses lugares. É lamentável estarmos nessa roda de trabalho, constantemente. Agora estamos a limpar, mas, mais logo, estarão aqui para sujar. A quantidade do vidro que apanhámos aqui é muito para um lugar de lazer, onde as pessoas deveriam poder andar descalças sem preocupações”.
A EPM-CELP participa há já vários anos em campanhas de limpeza de praia, nomeadamente no contexto do “World CleanUp Day” através da Associação Estudantil UPA – Unidos pelo Ambiente.