Nos dias 23 e 24 de outubro, aproveitando a interrupção letiva do 1º período, 111 alunos do 10.º, 11.º e 12.º anos tiveram a oportunidade para ter um primeiro contacto com o mundo profissional através da iniciativa EPM@work. Esta ação nasceu da vontade da Associação de Pais e Encarregados de Educação (APEE) da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) à qual se juntou, desde logo, a cumplicidade da Coordenação do Ensino Secundário e a Direção da Escola.
Na sua 4ª edição, o EPM@work contou com a colaboração de 34 organizações que, com muito entusiasmo e empenho, aceitaram este desafio de proporcionar uma manhã / tarde, um ou dois dias de experiência profissional, a alunos que se inscreveram nas diferentes vagas de acordo com as suas preferências.
O balanço desta edição é muito positivo: não só o número de alunos participantes duplicou bem como o número de organizações que aderiu. Quase 50% dos alunos tiveram uma experiência de um dia, 30 alunos acompanharam as atividades durante uma manhã e oito alunos estiveram a “estagiar” por dois dias completos.
De acordo com a autoavaliação realizada, para 60 alunos, esta experiência superou ou superou muito as suas expetativas, aos que se somam 40 alunos para os quais a experiência correspondeu ao que idealizaram. O acolhimento por parte das organizações e a partilha de conhecimento foram aspetos muito bem avaliados por quase todos os alunos.
Algo que motiva a APEE a continuar é, sem, dúvida perceber que mais de 100 alunos reconhecem aplicabilidade da iniciativa para o seu futuro e praticamente todos referem que gostariam de a repetir em áreas idênticas ou noutras.
Do lado das organizações o retorno não podia ser mais entusiasmante, desde o momento em que confirmam poder acolher alunos, à sua posterior receção, passando pela organização prévia de programas diversificados e enriquecedores, que revelam o cuidado que colocam nesta colaboração.

A APEE agradece a todas as organizações que confiam nesta iniciativa conjunta da Associação de Pais e Encarregados de Educação e da EPM-CELP: A Clínica, Acácia Inn Guesthouse, Agência Golo, Borges Ceramic, Broll, Caetsu Publicidade Lda, Centro de Investigação em Saúde de Manhiça, CoArk Atelier de Arquitetura, Construções JJR e Filhos Moçambique SA, CoopVet, Dental Care, Emp Elevadores, EY - Ernst & Young, Ferneto Moçambique Lda, First Capital Bank SA, Fisiolab, GeoSurvey, Grupo Entreposto, ICOR - Instituto do Coração, JLA Advogados, Minseg Moçambique Corretores de Seguros, Lda (Insurance Brokers), MM&A Advogados, MPDC - Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo, Mozago, Lda, Nicolor, Pikiniko, Pimenta e Associados Lda, Produção e Realização- Panavideo MZ, RH Resolve, SETH, Skynet Worldwide Express Moçambique, LDA, SpicyMalagueta, TD Hotels - Hotel Avenida, e TV Cabo.
