A Escola Portuguesa de Moçambique-Centro de Ensino e Língua Portuguesa acolhe, de 3 a 14 de novembro, a exposição “Diálogo Visual” da autoria de André Issiromo Ubisse (Chonga).
“Diálogo Visual” representa o encontro silencioso entre diferentes olhares, culturas e sensibilidades. É uma celebração da arte como linguagem universal — capaz de unir Moçambique e Portugal, tradição e contemporaneidade, através das cores, formas e texturas.
O principal objetivo da exposição é promover um encontro cultural e artístico entre os dois países, valorizando a diversidade das suas expressões visuais e mostrando como a arte pode servir de ponte entre povos, histórias e identidades.
As obras de Chonga convidam o público a “escutar o invisível”, a compreender o outro não apenas com os olhos, mas também com o coração.
O artista moçambicano, nascido em Maputo em 1984, tem vindo a afirmar-se no panorama artístico nacional e internacional. Autodidata, Chonga participou em várias exposições coletivas, realizou uma exposição individual em 2018 e recebeu distinções em concursos como Mar no Horizonte, no Núcleo de Arte, e na Galeria Kulungwana.
A exposição “Diálogo Visual” insere-se no âmbito da iniciativa Alquimia das Artes, espaço nas Mãos na Ciência onde a arte e a ciência se encontram e dialogam, promovendo a criatividade e a partilha cultural dentro da nossa comunidade escolar.
