De 31 de maio a 3 de junho, decorreu a 1ª edição da Saída de Campo à Ponta do Ouro para alunos finalistas do 9ºano, organizada pela respetiva coordenação de ciclo.
Participaram neste evento, com duração de quatro dias e três noite, 87 alunos de 9ºano e 9 professores.
Os alunos foram divididos em 8 grupos, tendo cada grupo desenvolvido múltiplas atividades, como por exemplo, a certificação RAID em mergulho até 20m de profundidade, subida ao posto de observação/farol da Ponta do Ouro, visita à lixeira da Ponta do Ouro, partidas de paintball, observação e interação com golfinhos e outros seres marinhos, patrulhamento da faixa costeira, sob supervisão dos guardas da reserva marinha, visita ao Museu “Skeletons of Ponta”, deslocação e instrução sobre o trabalho desenvolvido num conjunto de machambas, e caminhadas até ao extremo sul de Moçambique e à fronteira de costa com a África de Sul, às quais se acrescentaram, naturalmente, momentos de convívio na praia, junto à piscina, à mesa das refeições, e no salão de jogos do alojamento.
Acreditamos que foram completamente cumpridos os pressupostos que levaram a idealizar esta atividade. Os alunos tiveram oportunidade de encerrar um ciclo de ensino com um momento marcante e que certamente perdurará nas suas memórias, e de adquirir novas valências técnicas e de percepção do mundo que os rodeia. Com o concretizar das diferentes atividades, os alunos certamente desenvolveram ainda maior sensibilidade para a necessidade de promover a sustentabilidade ambiental e uma cidadania responsável. Quem sabe alguns não tenham até descoberto ou confirmado um rumo profissional para o resto das suas vidas.
A coordenação de ciclo agradece a confiança depositada pela CAP da EPM-CELP, pelos Encarregados de Educação e destaca o comportamento cívico que os alunos souberam sempre demonstrar e o empenho, a alegria e a disponibilidade dos colegas professores em cada momento da atividade.