Formação em Inteligência Artificial reúne 40 docentes da EPM-CELP

Entre 13 e 31 de outubro, quarenta docentes da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa, incluindo do Polo da Beira, participaram na formação “O ChatGPT como ferramenta de ensino e aprendizagem”, promovida pelo Centro de Formação da Casa do Professor (Portugal). A ação decorreu em regime pós-laboral, num total de 25 horas, combinando sessões síncronas via Zoom com trabalho autónomo em Moodle.

A formação teve como propósito apoiar os docentes no desenvolvimento de competências digitais e pedagógicas associadas ao uso da Inteligência Artificial Generativa (IAG), explorando o seu potencial e impacto no processo de ensino e aprendizagem. Ao longo das sessões, foram abordados diversos temas, nomeadamente:

  • fundamentos da Inteligência Artificial e da IAG;
  • desafios éticos e pedagógicos na utilização destas tecnologias;
  • integração da IA nas práticas de ensino;
  • criação de atividades e cenários de aprendizagem inovadores com recurso ao ChatGPT.

A ação integrou ainda momentos de experimentação prática, análise de estudos de caso e debates sobre o papel da IA na educação contemporânea. Os docentes realizaram tarefas aplicadas às suas áreas disciplinares e elaboraram uma reflexão final, cumprindo os critérios de avaliação definidos pela Casa do Professor.

A elevada adesão à iniciativa evidencia o compromisso da EPM-CELP com a inovação pedagógica e reforça o investimento contínuo na formação dos seus profissionais, contribuindo para a melhoria da qualidade das aprendizagens dos alunos.

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