Formação reforça competências em Português Língua Não Materna

Decorreu, entre os dias 14 e 24 de junho, nas instalações da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa, uma ação de formação acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC), subordinada ao tema PLNM – Construção de Materiais Didáticos, com uma duração total de 25 horas.

Dinamizada pela professora Paula Pinheiro, o curso foi dirigido aos docentes do Departamento de Línguas da EPM (incluindo o Polo da Beira) e teve como principal objetivo aprofundar conhecimentos e estratégias pedagógicas específicas para o ensino do Português a alunos cuja língua materna não é o português, realidade cada vez mais presente na comunidade escolar.

Ao longo das sessões, os formandos tiveram oportunidade de refletir sobre práticas didáticas, explorar recursos pedagógicos diferenciados e elaborar unidades didáticas para o ensino de PLNM nos seus diferentes níveis de proficiência.

Os docentes envolvidos consideraram a formação "muito profícua", destacando a sua relevância para uma resposta educativa mais eficaz e inclusiva, em consonância com as necessidades das atuais comunidades estudantis da EPM-CELP em Maputo e do Polo da Beira, cada vez mais diversas no que respeita às origens linguísticas.

Esta formação insere-se no compromisso contínuo da Escola Portuguesa de Moçambique com a valorização profissional dos seus quadros docentes e com a promoção de um ensino de qualidade e sensível às realidades multiculturais.

Eventos Próximos

05 Jun. 2025
Dia Mundial do Ambiente
05 Jun. 2025
Lançamento de livro
06 Jun. 2025
Sarau de Dança
10 Jun. 2025
Dia de Portugal
13 Jun. 2025
Sarau de dança

 

ic acesso
ACEDER