Decorreu, entre os dias 14 e 24 de junho, nas instalações da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa, uma ação de formação acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC), subordinada ao tema PLNM – Construção de Materiais Didáticos, com uma duração total de 25 horas.
Dinamizada pela professora Paula Pinheiro, o curso foi dirigido aos docentes do Departamento de Línguas da EPM (incluindo o Polo da Beira) e teve como principal objetivo aprofundar conhecimentos e estratégias pedagógicas específicas para o ensino do Português a alunos cuja língua materna não é o português, realidade cada vez mais presente na comunidade escolar.
Ao longo das sessões, os formandos tiveram oportunidade de refletir sobre práticas didáticas, explorar recursos pedagógicos diferenciados e elaborar unidades didáticas para o ensino de PLNM nos seus diferentes níveis de proficiência.
Os docentes envolvidos consideraram a formação "muito profícua", destacando a sua relevância para uma resposta educativa mais eficaz e inclusiva, em consonância com as necessidades das atuais comunidades estudantis da EPM-CELP em Maputo e do Polo da Beira, cada vez mais diversas no que respeita às origens linguísticas.
Esta formação insere-se no compromisso contínuo da Escola Portuguesa de Moçambique com a valorização profissional dos seus quadros docentes e com a promoção de um ensino de qualidade e sensível às realidades multiculturais.