A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Portuguesa de Moçambique –Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), em colaboração com os alunos, organizou na segunda-feira, 13 de outubro, um lanche comemorativo dedicado aos docentes, assinalando o Dia do Professor. O encontro, realizado no átrio central da Escola, serviu para renovar os laços entre alunos, pais e docentes, sublinhando a sua missão e a relevância do seu trabalho na vida dos estudantes.
Em representação dos alunos, Khaylani Comiche, do 12.º B, destacou, num discurso emotivo, o papel transformador dos professores. Para ela, “ser docente é mais do que ensinar. É acreditar que o conhecimento transforma o mundo, é acreditar em cada ser presente na sala de aula, até quando nem sequer ele, aluno, acredita em si próprio. É repetir uma explicação quantas vezes forem precisas, com paciência, até que um olhar se ilumine com a compreensão”.
A aluna reconheceu ainda as dificuldades e desafios do quotidiano docente: “Sabemos que há dias cansativos, turmas agitadas, horários longos e muito pouco reconhecimento. Mas saibam que, por detrás de cada nota, cada caderno e cada teste, há um pedaço de vocês em nós”.
Em nome da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Carolina Dias expressou igualmente a gratidão da comunidade, sublinhando que “é imensa e já vem de longe… pois nós também fomos alunos. Mas agora, à gratidão juntamos o sincero reconhecimento pelo vosso trabalho, pois são vocês que nos ajudam a guiar e a preparar os nossos filhos para um futuro promissor. Com paciência e dedicação, e muitas vezes em contextos desafiantes, partilham conhecimento e valores, dando muito de vós a cada aluno”.
As comemorações terminaram com um lanche partilhado entre alunos, professores, pais, encarregados de educação, funcionários e membros da Comissão Administrativa Provisória, num ambiente de convivência.