Jogatina, Joga e Atina!

O que é que os jogos matemáticos têm a ver com a aprendizagem da Matemática?

Então, vejamos!

Ao longo deste ano letivo, os alunos das docentes Juliana Silva e Elisabete Oliveira tiveram oportunidade de conhecer, explorar e jogar jogos matemáticos. Alguns, desconhecidos dos alunos, como por exemplo “O Reverse”, “Jogo do 24”, “Acerta no Cem”, outros mais populares, como o “Mikado”, “Xadrez”, “Escadas e Serpentes” e o “Jogo do Galo”, estiveram disponíveis, permitindo de forma consistente e lúdica, trabalhar competências em diversas áreas de desenvolvimento, tais como: a linguagem, a leitura e a compreensão do vocabulário, a capacidade de análise e estratégia, a atenção, concentração, e memória, o raciocínio lógico, o cálculo mental, entre outras.

Muito importante nas dinâmicas entre os jogadores que competem entre si, é o fator social que também entra em jogo. Neste aspeto, foi sempre valorizada a importância de aprender e saber cumprir regras, ser capaz de esperar pela sua vez e gerir atitudes de forma saudável, promovendo o respeito pelos outros no saber perder e ganhar.

É reconhecido que os jogos são um ótimo veículo para fomentar o pensamento matemático uma vez que neles estão implícitos o rigor e o raciocínio criativo, pelo que, através do recurso aos mesmos, se pretendeu incentivar o gosto pela Matemática e trabalhá-la de forma lúdica.

Curiosidade histórica: sabia que o Xadrez teve origem na Índia?

Esta atividade, transversal a todos os ciclos de ensino, foi proposta pelo projeto “Jogos Matemáticos”, dinamizada pela professora Sara Piscarreta numa parceria com as docentes de Educação Especial Elisabete Oliveira e Juliana Silva.

Sara Piscarreta

Eventos Próximos

05 Jun. 2025
Dia Mundial do Ambiente
05 Jun. 2025
Lançamento de livro
06 Jun. 2025
Sarau de Dança
10 Jun. 2025
Dia de Portugal
13 Jun. 2025
Sarau de dança

 

ic acesso
ACEDER