Jogatina, Joga e Atina!

O que é que os jogos matemáticos têm a ver com a aprendizagem da Matemática?

Então, vejamos!

Ao longo deste ano letivo, os alunos das docentes Juliana Silva e Elisabete Oliveira tiveram oportunidade de conhecer, explorar e jogar jogos matemáticos. Alguns, desconhecidos dos alunos, como por exemplo “O Reverse”, “Jogo do 24”, “Acerta no Cem”, outros mais populares, como o “Mikado”, “Xadrez”, “Escadas e Serpentes” e o “Jogo do Galo”, estiveram disponíveis, permitindo de forma consistente e lúdica, trabalhar competências em diversas áreas de desenvolvimento, tais como: a linguagem, a leitura e a compreensão do vocabulário, a capacidade de análise e estratégia, a atenção, concentração, e memória, o raciocínio lógico, o cálculo mental, entre outras.

Muito importante nas dinâmicas entre os jogadores que competem entre si, é o fator social que também entra em jogo. Neste aspeto, foi sempre valorizada a importância de aprender e saber cumprir regras, ser capaz de esperar pela sua vez e gerir atitudes de forma saudável, promovendo o respeito pelos outros no saber perder e ganhar.

É reconhecido que os jogos são um ótimo veículo para fomentar o pensamento matemático uma vez que neles estão implícitos o rigor e o raciocínio criativo, pelo que, através do recurso aos mesmos, se pretendeu incentivar o gosto pela Matemática e trabalhá-la de forma lúdica.

Curiosidade histórica: sabia que o Xadrez teve origem na Índia?

Esta atividade, transversal a todos os ciclos de ensino, foi proposta pelo projeto “Jogos Matemáticos”, dinamizada pela professora Sara Piscarreta numa parceria com as docentes de Educação Especial Elisabete Oliveira e Juliana Silva.

Sara Piscarreta

Eventos Próximos

 

ic acesso
ACEDER