“Mabuko” comemora Dia Mundial do Livro com a inauguração de biblioteca

O Projeto “Mabuko Ya Hina (Os Nossos Livros)”, da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), comemorou o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, no passado dia 24 de abril, com a inauguração da Biblioteca da Escola Comunitária Amizade Sem Fronteiras.

Esta Biblioteca integrou o Projeto “Mabuko Ya Hina” em 2017, tendo-se verificado, em 2022, a necessidade de se reabilitar a mesma. Para levar a cabo a referida reabilitação, a EPM-CELP contactou vários parceiros que, de forma voluntária, contribuíram para o nascimento de uma nova Biblioteca. Deixamos aqui a nossa gratidão às empresas BO Engenharia, Mozago, Sika, CIN e Lux House!

O Projeto “Mabuko Ya Hina” agradece, igualmente, aos alunos da EPM-CELP que, no ano letivo 2022/2023, integravam as turmas A, B e C do 8º Ano, aos alunos que no presente ano letivo integram as turmas D e E do 8º Ano e aos professores da disciplina de Francês Patrícia Alves, Mahomed Langa e Faira Semá, que, como vem acontecendo há alguns anos, ofereceram ao Projeto “Mabuko Ya Hina” a verba angariada com a venda de crepes, no âmbito da comemoração do Dia de La Chandeleur. Com a referida verba, adquiriram-se livros infantojuvenis para apetrechar o Carro Biblioteca que a EPM-CELP ofereceu à Biblioteca da Escola Comunitária Amizade Sem Fronteiras.

A EPM-CELP reabilitou todo o mobiliário que tinha doado, em 2017, a esta Biblioteca, oferecendo mais estantes, mesas e cadeiras. Dando continuidade a esta intervenção, a equipa do Projeto “Mabuko Ya Hina” procedeu à reorganização dos espaços, dos equipamentos e do acervo.

Encontrando-se a Biblioteca pronta, marcou-se o dia para a inauguração da mesma de forma a integrá-la nas comemorações do Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, em articulação com o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano.  

biblioteca asf p2

A cerimónia de inauguração abriu com a entoação de uma canção de boas vindas, interpretada por alunos da referida escola, seguindo-se os discursos do Diretor António Carlos Nhamposse, da Presidente da Comissão Administrativa Provisória da EPM- CELP, Luísa Antunes, do representante da Embaixada de Portugal em Moçambique e do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Matteo Angius, e, a encerrar, o discurso do Diretor Nacional do Ensino Primário, Telésfero de Jesus, em representação de Sua Excelência a Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano.

António Carlos Nhamposse, no seu discurso, garantiu que o esforço empreendido pela Escola Portuguesa de Moçambique e seus parceiros para que a Biblioteca fosse reabilitada e reorganizada, seria, certamente, valorizado pela EC Amizade Sem Fronteiras.

Luísa Antunes, por sua vez, incentivou a escola anfitriã a fazer uso da Biblioteca, enquanto espaço promotor de múltiplas aprendizagens, enaltecendo a importância da leitura e da escrita para a transformação dos alunos em seres humanos melhores e mais conscientes do seu papel como cidadãos.

Matteo Angius reiterou as palavras da Presidente da CAP da EPM-CELP, falando sobre a relevância da leitura e das bibliotecas para o desenvolvimento de inúmeras competências.

Telésfero de Jesus recordou que a cerimónia de inauguração da Biblioteca da EC Amizade Sem Fronteiras estava a acontecer num momento especial, coincidindo com as comemorações do Dia do Livro, num ano declarado pela UNESCO como o Ano da Educação. O Diretor Nacional do Ensino Primário agradeceu à EPM-CELP e parceiros, referindo que a Biblioteca da EC Amizade Sem Fronteiras poderá responder à inquietação dos alunos e professores no que diz respeito à falta de espaços de leitura.

Após os discursos, um grupo de alunos da EC Amizade Sem Fronteiras abrilhantou o evento com a dramatização de um texto adaptado de “As aventuras do Ursinho Winnie – É Bom Voltar Para Casa”.

Seguiu-se o descerramento da placa de inauguração da Biblioteca e a visita à mesma. Ana Albasini, Coordenadora do Projeto “Mabuko Ya Hina”, falou sobre o histórico da Biblioteca, passando, de seguida, a palavra aos alunos da EPM-CELP, que explicaram aos convidados como tinha sido criado o Carro Biblioteca.

E desta forma deu-se por terminada a cerimónia de inauguração da Biblioteca da Escola Comunitária Amizade Sem Fronteiras, esperando-se, como referiu, no seu discurso, Telésfero de Jesus, Diretor Nacional do Ensino Primário, que esta Biblioteca constitua um importante recurso para o desenvolvimento das competências de leitura dos alunos.

biblioteca asf ultima

 

ic acesso

 

Micaia EPM no FB

micaia

 

Pesquisa