“Mabuko Ya Hina” arranca ano letivo com reunião de Diretores

No arranque do ano letivo 2024/2025, o Projeto Mabuko Ya Hina (Os Nossos Livros) priorizou a realização de um Workshop, subordinado ao tema “Bibliotecas Sustentáveis” e destinado aos Diretores das escolas com bibliotecas fixas.

Este Projeto da EPM-CELP apoia a Rede de Bibliotecas Escolares de Portugal e o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano na criação e dinamização de bibliotecas fixas e móveis, em escolas públicas e comunitárias do Sistema de Ensino de Moçambique, contando, presentemente, com 10 bibliotecas fixas e 51 bibliotecas móveis (Maletas de Leitura).

O Workshop “Bibliotecas Sustentáveis” decorreu na Biblioteca da Escola Primária Completa Polana Caniço A, no dia 19 de setembro do corrente ano, e teve como principais objetivos avaliar o estado de conservação e o funcionamento das bibliotecas, bem como os constrangimentos sentidos pelos Diretores, Professores e Técnicos Bibliotecários, ao nível da gestão e dinamização destes espaços, que se pretende que sejam dinâmicos e promotores de múltiplas aprendizagens.

Concluindo-se ser desejável que todas as bibliotecas ofereçam boas condições físicas e serviços que contribuam para a formação integral dos seus utentes, a equipa do Projeto “Mabuko Ya Hina”, constituída pela Coordenadora, Ana Albasini, e pela Colaboradora, Rosário Chaveiro, lançou o Concurso “Biblioteca do Ano”, no âmbito do Projeto “Bibliotecas Sustentáveis”.

Pretende-se, com o referido Concurso, incentivar as escolas ao nível da elaboração de Planos de Melhoria, no sentido de ultrapassarem os constrangimentos avaliados e de investirem na sustentabilidade das suas bibliotecas.

O Workshop terminou com a entrega de certificados de participação, emitidos pelo Centro de Formação e Difusão da Escola Portuguesa de Moçambique - Centro de Ensino e Língua Portuguesa e com o desejo expresso por todos os Diretores de fazerem das suas bibliotecas escolares “Bibliotecas Sustentáveis”. 

Congratulamos a EPC Polana Caniço A, enquanto escola anfitriã deste evento, bem como as duas alunas que tão maravilhosamente declamaram poemas, para darem as boas vindas aos participantes.

Eventos Próximos

05 Jun. 2025
Dia Mundial do Ambiente
05 Jun. 2025
Lançamento de livro
06 Jun. 2025
Sarau de Dança
10 Jun. 2025
Dia de Portugal
13 Jun. 2025
Sarau de dança

 

ic acesso
ACEDER