No âmbito das comemorações do “Dia de África”, que se assinala, anualmente, aos 25 dias do mês de maio, o Projeto Mabuko Ya Hina organizou, no passado dia 24, dois espetáculos, enquadrados nos temas do Projeto Cultural de Escola da EPM-CELP, “Cinquentenário do 25 de Abril” e “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Humanidade (ODS)”.
Os espetáculos, subordinados ao tema “Moçambique, desde o tempo colonial até à atualidade”, tiveram lugar na EPM-CELP, no Auditório Carlos Paredes, com a participação de alunos do 2º e 3º anos e das turmas A, B, C e D do 5º ano.
O Grupo Cultural Paz e Progresso foi o principal protagonista das duas sessões, com a apresentação da canção “E Depois do Adeus”, de Paulo de Carvalho, símbolo da Revolução do 25 do Abril, e de danças que retratam o Moçambique Colonial e o Moçambique Independente.
Os alunos da EPC Ntwananu fizeram parte das comemorações, com a declamação de poemas, nomeadamente: “Conquista”, de Miguel Torga; “A Cor da Liberdade”, de Jorge de Sena; “Identidade”, de Mia Couto; “Batuque”, de Rui Ferreira.
Estiveram presentes nos espetáculos do Dia de África a Direção da EPM-CELP, membros da comunidade escolar, pais e encarregados de educação de alunos da EPC Ntwananu e três convidados especiais, cujos depoimentos integraram o evento.
Importa agradecer aos alunos da EPM-CELP, professores, diretores de turma, coordenadores do 1º e 2º ciclos, bem como aos pais e encarregados de educação pelo apoio dado ao Grupo Cultural “Paz e Progresso”, mediante a compra dos bilhetes para os espetáculos.