“Mabuko Ya Hina” comemora Mês da Literacia na EPC Ntwananu

Porque setembro é o Mês da Literacia, o Projeto “Mabuko Ya Hina” integra, desde sempre, esta comemoração no seu Plano Anual de Atividades, no sentido de exaltar a importância da aquisição de competências básicas de leitura, escrita e cálculo, enquanto ferramentas inerentes ao direito universal à educação e à aprendizagem ao longo da vida.

Este ano letivo, o Mês da Literacia foi comemorado no dia 28 de setembro, na Escola Primária Completa e Secundária Ntwananu, localizada na Costa do Sol, cidade de Maputo.

O evento teve início às 11h00, com a dramatização do conto “Cinderela”, por alunos da 4ª Classe. De seguida, alunos da 6ª Classe apresentaram uma peça de teatro, baseada na história “A Menina Preguiçosa e a Menina Trabalhadora”, da autoria da aluna Clarisse Mavie.

Os trabalhos apresentados pelos alunos da 4ª e da 6ª Classe foram realizados na biblioteca da escola, com o apoio do Professor Bibliotecário, Janeiro Meza.

A 9ª Classe também participou nas atividades comemorativas do Mês da Literacia, com a dramatização do texto “A Chegada dos Portugueses a Moçambique”, da autoria do professor de História, Salvo Chirindza.

Após um curto intervalo, a equipa do Projeto “Mabuko Ya Hina”, constituída pela Coordenadora Ana Albasini e pelos colaboradores Rosário Chaveiro e Paulo Vilankulos, apresentou, ao grupo de alunos da 9ª Classe, uma proposta de trabalho relacionada com os temas do Projeto Cultural de Escola da EPM-CELP, “Sustentabilidade do Homem no Planeta Terra” e Cinquentenário do 25 de Abril. A referida proposta pressupõe a exploração destes temas, adaptando-os à realidade histórica, cultural, social e ambiental de Moçambique.

Em modo de apresentação dos temas, a equipa do Projeto “Mabuko Ya Hina” elaborou e projetou um vídeo, com o apoio do Centro de Recursos Educativos da EPM-CELP, intitulado “25 de Abril, Independência de Moçambique e Desenvolvimento Sustentável da Humanidade”. Após a visualização do vídeo, o professor Salvo Chirindza, numa exposição magnífica, colocou questões sobre o conteúdo do mesmo, incentivando a participação dos alunos.

Os alunos da 9ª Classe da EPC Ntwananu demonstraram bastante interesse em participar no Projeto, estando já agendada, para o mês de novembro, a próxima atividade.