No passado dia 02 de julho, a coordenadora do projeto “Mabuko Ya Hina (Os Nossos Livros)”, Ana Albasini, deslocou-se ao Bilene, para integrar a equipa do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) responsável pela revisão do Manual de Apoio ao Promotor da Leitura e Escrita.
O referido Manual foi criado pelo MINEDH após o lançamento do Plano Nacional de Acção de Leitura e Escrita (PNALE), com o objetivo de promover a operacionalização deste Plano.
Em 2017, a equipa do Projeto da EPM – CELP, “Mabuko Ya Hina”, contribuiu para a criação do PNALE, sugerindo informações consideradas, por esta equipa, pertinentes para o enriquecimento do documento partilhado pelo MINEDH.
Em 2018, “Mabuko Ya Hina” volta a interagir com o PNALE, ao nível da criação do Manual de Apoio ao Promotor da Leitura e Escrita. No âmbito desta atividade, as docentes da EPM – CELP, Ana Albasini e Estela Pinheiro, deslocaram-se ao Bilene para colaborar com o grupo do MINEDH responsável pela redação do Ponto 8 do Manual, alusivo à Biblioteca e à operacionalização do PNALE neste espaço educativo.
Volvidos 6 anos, Ana Albasini regressa ao Bilene, a convite do MINEDH, para participar na revisão do Manual de Apoio ao Promotor da Leitura e Escrita, partilhando experiências decorrentes da implementação do PNALE.
Em 2019, o Projeto “Mabuko Ya Hina” implementou o PNALE nas Escolas Primárias Completas Maguiguana e Polana Caniço A e na Escola Secundária Mateus Sansão Muthemba; em 2022, nas Escolas Primárias Completas 12 de Outubro e Triunfo e na Escola Secundária Estrela Vermelha; em 2023, na Escola Primária Completa Imaculada; em 2024, na Escola Primária Completa Ntwananu.
O balanço do trabalho realizado com estas escolas é bastante positivo, acreditando-se que o mesmo contribuiu para o desenvolvimento das competências de leitura e escrita dos alunos envolvidos.