A equipa do Projeto da EPM-CELP “Mabuko Ya Hina (Os Nossos Livros)”, constituída por Ana Albasini e Rosário Chaveiro, e as técnicas do Departamento de Documentação do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, Sandra Madeira e Isaura Raso, visitaram as escolas vencedoras do Festival “Escolas Com Livros 2024”, entre os dias 20 e 22 de novembro do corrente ano, para procederem à oferta dos prémios aos alunos e à entrega dos certificados de classificação aos diretores e professores.
O Festival anual “Escolas Com Livros” é uma iniciativa do Projeto “Mabuko Ya Hina”, que tem como objetivo incentivar a leitura e a utilização das Bibliotecas Escolares e Maletas de Leitura.
Em 2024, o Festival decorreu entre os dias 7 e 18 de outubro, reunindo 20 escolas localizadas nos distritos de Maputo, Matola e Matutuíne, tendo o júri assistido a múltiplas apresentações feitas por alunos da 6º Classe, nomeadamente leituras, contos, recontos, dramatizações, cantos e danças.
Os grandes vencedores do Festival “Escolas Com Livros 2024” foram os alunos da Escola Comunitária Rainha da Paz, com a dramatização do texto “Leona, a Filha do Silêncio”, uma publicação da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa.
O 2º lugar foi alcançado pelos alunos da Escola Primária Completa Maxaquene C, que também brilharam, declamando poemas e entoando uma canção alusiva ao Direito da Criança à Educação.
A Escola Primária Completa Unidade 23 destacou-se, igualmente, neste Festival, alcançando o 3º lugar, com a dramatização de excertos de várias obras e declamação de poemas.
Os alunos participantes neste Festival receberam, como prémios, publicações da Escola Portuguesa de Moçambique e, no momento da premiação, incentivou-se a leitura das mesmas, durante as férias de final de ano letivo, que se avizinham para as escolas do Sistema de Ensino de Moçambique.