Teve lugar na quarta-feira, 26 de março, a entrega oficial de Diplomas de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE) a 50 alunos da nossa Escola e de algumas universidades de Maputo, certificados para vários níveis de proficiência da língua. O evento, dirigido pela Embaixadora de Espanha, Teresa Orjales, contou com a presença da presidente da Comissão Administrativa Provisória (CAP) da EPM-CELP, Luísa Antunes, do Embaixador de Cuba em Moçambique, Jorge Luis López Tormo, do chefe da secção cultural da Embaixada da Argentina em Moçambique, Hugo Marin, da representante da Universidade Pedagógica de Maputo, Célia Cossa, de professores e de pais e encarregados de educação.
O exame para obtenção do DELE, cuja finalidade é o reconhecimento das competências em língua espanhola com vista à candidatura a bolsas de estudo e à obtenção de vistos de estudo ou trabalho em Espanha, com validade vitalícia, é realizado na nossa Escola desde 2019.
Essas provas avaliam diferentes competências linguísticas do Espanhol como Língua Estrangeira e são projetados de acordo com as diretrizes do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) e respetivo manual, ambos do Conselho da Europa. O DELE comporta sete diplomas de outros tantos níveis: A1, A2, B1, B2, C1, C2 e A2/B1, este último de caráter escolar e destinado a alunos dos 11 aos 17 anos de idade. A aprovação em cada um dos níveis depende de exame obrigatório. No caso do nível escolar, os candidatos elegíveis podem receber uma certificação de nível A2 ou B1 em função do seu desempenho nos diferentes testes.
O DELE é um título oficial que certifica o grau de competência e domínio da Língua Espanhola, concedido pelo Instituto Cervantes em nome do Ministério da Educação e Formação Profissional de Espanha.