Nas orelhas dos outros

No dia 21 de outubro, com o propósito de chamar a atenção para este grave problema, comemora-se o Dia Mundial de combate ao bullying e a Biblioteca Escolar José Craveirinha (BEJC) não quis deixar de se associar a esta chamada de atenção mundial.

Além de partilhar algumas sugestões de leitura sobre o tema com a comunidade escolar, a BEJC dinamizou, no seu espaço, nos dias 17 e 21 de outubro, seis sessões da atividade “Nas orelhas dos outros”, dirigidas às seis turmas do 2.º ano de escolaridade, nas quais participaram cerca de 121 alunos.

Com os objetivos de promover a consciencialização, a empatia e o respeito pelo outro, de dar a conhecer as consequências, de incentivar a partilha  com o adulto  (professores, pais, familiares), estas sessões propiciaram a reflexão em torno desta problemática, partindo da leitura expressiva e da exploração da história “Orelhas de Borboleta”, texto de Luísa Aguilar e ilustração de André Neves, cuja leitura se recomenda vivamente.

Mara, assim se chama a personagem principal, é confrontada com repetidas situações de intimidação por parte dos seus colegas, no entanto, consegue ultrapassá-las com uma ajuda preciosa, que a ensinou a gerir aqueles momentos difíceis.

O comportamento de Mara e a forma como esta passou a reagir foram aspetos importantes para que os alunos percebessem como agir quando confrontados com estes comportamentos. Tal levou à partilha de situações observadas e algumas vividas, em diferentes contextos. Retiraram-se conclusões sobre diferentes formas de bullying, sobre as razões pelas quais os “valentões” (bullies) adotam estes comportamentos intimidatórios, sobre como proceder quando se é alvo ou se quer ajudar um(a) amigo(a)/colega.

A finalizar a atividade, os alunos visionaram o curto vídeo “Pedra, papel, tesoura: diferentes entre iguais”. A tesoura em vez de cortar o papel, ajudou-o, a folha de papel ajudou a pedra, a pedra e o papel deixaram de ter medo e fizeram novos amigos… https://www.youtube.com/watch?v=RVGMoFrfliY  

Brincar com alegria, ser cordial e correto, respeitar e ajudar foram os aspetos por todos mais destacados e todos concordaram que bullying não é brincadeira.

E ficou a importante promessa: vamos ser todos amigos!

Eventos Próximos

 

ic acesso
ACEDER