Noite de professores renovou a magia da MasterClass

A MasterClass já é uma tradição na Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), com 19 edições que se entrelaçam com a história da Casa Amarela. Na quarta-feira, 26 de junho, nove professores, entre residentes e convidados de Portugal, renovaram esta tradição musical, num concerto mágico no Hotel Cardoso que, desta vez, homenageou a música portuguesa.

A noite começou com a canção “Amar Pelos Dois”, de Salvador Sobral, com Agnes Golias, na viola d’arco, e Inês Vieira, no piano, abrindo um concerto de quase uma hora de música, em duos, trios, quartetos e solos.

Agnes Golias, Inês Vieira, Marla Kane e Samuel Santos seguiram-se, nesta sequência, num estilo mais acústico. Com dois violinos, uma viola d´arco e um violoncelo, tocaram a música “Medley da Disney”, percorrendo o jazz clássico e o género de fusion.

A intensidade dos acordes baixou para se tocar o “Over The Rainbow”, dando lugar à entrada no palco de Leandra Reis que cantou a nostálgica da música portuguesa “A canção do Mar”, numa voz intensa e vibrante que arrebatou os ânimos da plateia, desencadeando fervorosos aplausos.

Todos os temas que se seguiram se centraram na temática portuguesa, cada um no seu tempo e mostrando a excelência das composições e das interpretações.

Na sua primeira aparição no palco, Carlos Ferreira, no piano, tocou “Catavento da Sé”, de António Zambujo, ao lado de Samuel. Os dois, em raro diálogo, foram-se alinhando e desafiando, nesta música e também na execução de “My Way”.

Também, a “Saudade Aconteceu” na voz e guitarra portuguesa de Luís Marques. As suas duas interpretações criaram, igualmente, um momento de nostalgia e de recordações para a diáspora portuguesa em Moçambique que esteve no evento.

O Concerto dos Professores marcou o início dos concertos da Masterclass 2024, cujo final está marcado para este domingo, 30 de junho, no Hotel Indy Village, em Maputo, pelas 15h30. Neste último teremos alunos, professores e convidados de outras escolas que prometem um momento ímpar.

 

Assista ao Concerto aqui! 

Micaia EPM no FB

micaia

 

ic acesso

 

 

Pesquisa