O espaço vai à escola

Inicia amanhã, dia 30 de outubro, um ciclo de palestras online, no auditório Carlos Paredes, inserido no programa do Ciência Viva “O espaço vai à escola”.

Resumo das palestras:

O que é o Espaçopela Doutora Ana Sofia Paulino Afonso, do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto – 30 de out às 11:00h – pré-escolar.

Nesta atividade, curta e interativa, vamos brincar com a imaginação das crianças e explorar as suas ideias sobre o espaço. A investigadora, mãe de dois meninos, de 2 e 4 anos, vai tentar mostrar de uma forma divertida que vivemos num planeta – a Terra -, que a Lua é uma amiga que não está sempre com a mesma “cara”, que o Sol é uma estrela e que existem muitos outros planetas, luas e estrelas no nosso Universo.

A física dos wormholes: viagens no tempo e paradoxospelo Doutor João Luís de Figueiredo Rosa, da Universidade de Gdansk, na Polónia – 1 nov às 13:00h – 12.ºano de Física  

Desde a sua teorização, em 1916, os wormholes têm sido um dos objetos astronómicos mais fascinantes entre os fãs da ficção científica, mas... o que são ao certo estes objetos que nos permitem viajar distâncias inimagináveis em intervalos de tempo tão curtos?

Nesta palestra, vamos aprender o que são os wormholes, e todos os paradoxos (tais como o dos gémeos e o do matricídio) associados à sua existência e utilização não só para viagens espaciais, mas também como máquinas do tempo!

Uma apresentação que promete deixar-nos a pensar em questões físicas e matemáticas, assim como filosóficas, desde o conceito de espaço-tempo até à existência do livre-arbítrio.

 

Inteligência Artificial na Astronomia e Ciências do Espaçopela Doutora Ana Sofia Paulino Afonso, do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto – 7 nov às 11:00h – 10.º e 11.º anos

Nesta palestra, vamos explorar de que forma a Inteligência Artificial está a transformar o modo como estudamos e percebemos o espaço. Mostraremos como os cientistas utilizam algoritmos avançados para analisar grandes quantidades de dados (por exemplo, para descobrir novos planetas ou galáxias), e como se pode melhorar a nossa compreensão do Universo através da geração de imagem, texto e som. Podemos fazer uma pequena demonstração do nosso projeto nacional AstroLíngua, que pretende tornar a Astronomia mais inclusiva e acessível em língua portuguesa (financiada pela FCT e a Google).

O Universo: de Galileu às missões e telescópios espaciaispela Doutora Ana Sofia Paulino Afonso, do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto – 8 nov às 11:00h – 3.º ciclo

Numa viagem pelos últimos 415 anos, vamos combinar história, tecnologia e ciência espacial. Vamos recordar, ou conhecer, as maiores descobertas da Astronomia, desde Galileu até aos dias de hoje, em que contamos com incríveis telescópios e missões espaciais, como o telescópio espacial James Webb e a missão espacial Euclid, para observar constantemente o nosso Universo.

Pela equipa das Mãos na Ciência

Eventos Próximos

Sem eventos

 

ic acesso
ACEDER