No dia 26 de setembro, entre as 08h50 e as 09h40, o grupo ambiental Unidos Pelo Ambiente (UPA) reuniu os alunos do Pré-Escolar para uma atividade dedicada ao ambiente. A ação teve como ponto de partida a história “O Planeta que tinha um Coração”, criada para explicar aos mini-UPAs os objetivos da associação e incentivá-los a assumir um compromisso com a natureza.
A narrativa apresentava a Terra como um planeta azul e verde, cheio de montanhas, mares e florestas, mas que também possuía um coração. Com o tempo, esse coração foi ficando pesado e triste, enquanto os animais pediam ajuda sem serem ouvidos. Até que, graças à intervenção da UPA, os seus sussurros e os gritos dos animais foram finalmente escutados.
O momento culminou com a promessa dos mini-UPAs ao ambiente, através do “juramento” segundo o qual “eu, mini-UPA, vou cuidar da Terra, do mar e do ar. Proteger, respeitar e sempre amar, para o coração da Terra preservar!”
Para a associação da EPM-CELP, a atividade foi um sucesso. As crianças mostraram-se interessadas, curiosas e participativas, respondendo às perguntas e revelando vontade em contribuir para a missão de “salvar o mundo”.
No final, a UPA sublinhou que cada gesto conta: “Assim, cada criança, cada jovem, cada pessoa que cuida da Terra faz o coração dela bater mais forte e feliz outra vez. Porque, no fundo, cuidar do planeta é cuidar de nós mesmos”.