O poder transformador do robô dos Big 6

As atividades extracurriculares de robótica surgiram graças a uma iniciativa da Associação de Pais e Encarregados de Educação que permitiu estabelecer uma parceria com a empresa moçambicana Stemmoz, viabilizando assim as aulas de robótica na nossa escola. 

Neste contexto, formaram-se vários grupos de alunos, entre os quais o Big 6 que, no ano letivo de 2023/2024, integrou os alunos Rafael Valente (11°A2), Guilherme Viegas (12°B), Rodrigo Martins (12°A2), Sofia Ferreira (11°A4), Tatiana Ten Jua (11°A4) e Bernardo Guita (10°A4).

Responsável pela construção da mascote do projeto Mãos na Ciência, o grupo decidiu não lhe atribuir um nome definitivo, adequando-o antes aos diferentes projetos/atividades em que o mesmo viesse a participar.

O robô foi apresentado pela primeira vez à comunidade escolar com o nome “Liberdade”, no dia 25 de abril de 2024, associando-se às comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos na Escola Portuguesa de Moçambique.

De “Liberdade” passou a “Machambeiro” (designação de quem trabalha na machamba), quando a EPM-CELP marcou presença na convenção de STEM no âmbito da agricultura, e onde o nosso “robô” mostrou as suas habilidades nas tarefas agrícolas que executou e a sua versatilidade.

No âmbito deste projeto de robótica, a aluna Tatiana Ten Jua foi selecionada para chefiar a equipa que representou Moçambique na competição internacional, FIRST Global Challenge 2024, em Atenas, onde alcançou o 44º lugar num universo de 195 equipas.  

As alunas Sofia Ferreira (12°A4) e Tatiana Ten Jua (12°A4), foram os dois elementos do Big 6 que deram continuidade ao projeto em 2024/2025. Juntas coordenam o grupo de robótica, transmitem o que aprenderam e formam os colegas mais novos no manuseamento do robô Liberdade/Machambeiro, incentivando-os a inovarem e a desenvolverem ainda mais as capacidades da mascote.  

Este ano, os alunos Shayrah Suleimane (10ºA2), Sandreina Amaral (10ºA1), Tendany Mawanda (10ºA2) e António Novo (10ºA2) são os novos rostos da robótica na EPM-CELP.

Os alunos descrevem a participação nesta atividade como uma experiência incrível que “permitiu explorar o funcionamento de grandes maquinarias e até mesmo entender melhor como os aparelhos do nosso dia a dia operam” – Sandreina;

A experiência “tem sido muito enriquecedora (…). Nessas aulas, tenho a oportunidade de aprender sobre eletrónica, programação e mecânica, bem como de aplicar esses conhecimentos na construção e programação de robôs” – Tendany.

Estou a aprender imensas coisas novas, desde os conceitos básicos até outros desafios mais avançados… Trabalhar em equipa e resolver problemas de forma criativa torna tudo ainda mais divertido.” -  Shayrah Suleimane.

Cada projeto e cada desafio apresentado ajudam-me a desenvolver novas competências e a aprofundar o meu interesse nesta área. Sinto que esta oportunidade me abre portas para um futuro promissor, pois permite-me explorar, na prática, um campo que sempre me fascinou. Estas aulas motivam-me a continuar a aprender e a evoluir, preparando-me para novos desafios e oportunidades no mundo da tecnologia.” – Tendany Mawanda.

Sou muito grata por ter tido a oportunidade de participar nesta atividade extracurricular, pois não só ampliou meus conhecimentos, mas também me mostrou como a robótica engloba diversas áreas como Ciência, Tecnologia, Informática, Matemática, etc. Além disso, pude colocar em prática o que aprendi nessas disciplinas, aplicando conceitos teóricos de forma concreta e dinâmica. Essa experiência tem sido essencial para o meu desenvolvimento e despertou ainda mais meu interesse pela inovação e tecnologia.” – Sandreina Amaral.

Tenho gostado muito das aulas de robótica. Acho que é uma aprendizagem muito importante, porque a tecnologia faz parte do nosso dia a dia, e saber utilizá-la será uma grande vantagem no futuro. É incrível ver como conseguimos criar e programar algo do zero e dar vida a diferentes projetos. Sinto que estou a desenvolver novas competências, que vão ser uteis no futuro.” – António Novo.

Eventos Próximos

 

ic acesso
ACEDER