O SUPERTMATIK regressou ao 1º Ciclo do Ensino Básico

Face ao sucesso que esta atividade de articulação e convívio entre alunos do 1º ciclo e do 9º ano teve no ano letivo anterior e a pedido das professoras do 4ºB e 4ºE, Ana Paula Martins e Edite Rodriguez, realizaram-se, na manhã do dia 6 de março, duas sessões de um jogo já muito conhecido dos alunos da EPM-CELP, que alia muita diversão à Matemática: o Supertmatik de Cálculo Mental.

Respondendo positivamente ao desafio de uma das professoras de Matemática responsável pelo Campeonato Supertmatik de Cálculo Mental 2024, Patrícia Cascais, os seus antigos alunos, que agora estão no 10º ano de escolaridade, voltaram ao 1º ciclo para colaborar na dinamização destas sessões. Foi com muito entusiasmo que, no papel de árbitros, a Giselane Falcão, a Leonor Ribeiro, o Miguel Páscoa, a Rita Morais, a Taís Pedro e o Vasco Granjeia acompanharam os mais novos nas várias partidas que foram disputadas em pequenos grupos com muita alegria, entusiasmo, empenho e espírito de camaradagem.

Depois de um final de manhã bastante animado, ficam os testemunhos dos intervenientes.

Testemunho dos 6 alunos do 10º ano

«Esta experiência tornou a manhã do dia 6 de março memorável, fazendo-nos viajar novamente à nossa infância. A energia contagiante e o entusiamo dos alunos do quarto ano face a esta atividade aqueceu os nossos corações, dissipando a pressão de uma semana sobrecarregada do secudário. Temos a sorte de poder ver estas carinhas felizes todos os dias e afirmamos com certeza que gostaríamos de repetir a atividade.»

Testemunho da turma 4ºE

«Uma aula... super!

Os nossos colegas mais velhos esclareceram algumas dúvidas e, sobretudo, incentivaram-nos para a prática deste jogo, na medida em que todos nos dizem que é excelente para desenvolver o cálculo mental.

O que mais gostámos foi de sentir que os nossos colegas do secundário valorizaram o nosso empenho e ... sem pressões! Eles acreditavam em nós e mesmo havendo alunos com dificuldades, os colegas motivavam-nos e não faziam críticas negativas pois o mais importante era o convívio e praticar o jogo.

Sentimo-nos “importantes” e muito felizes.

Obrigado professora Patrícia e colegas! Voltem sempre!» 4ºE

Testemunho de alunos do 4ºB

«Eu adorei a atividade, pois  fez-me gostar de Matemática e ter mais raciocínio com as contas de (Andreia, 4ºB)

«Gostei da atividade e descobri que sou melhor em Matemática. Aprendi muito a jogar e a brincar.» (Paloma, 4ºB)

«Na atividade do Supertmatik eu senti-me tensa, mas gostei muito, pois diverti-me e ganhei 6 cartas. Adorei a experiência e gostaria de jogar mais uma vez!» (Lia, 4ºB)

«Eu gostei muito e quero fazer mais vezes. Eu me senti como a Sonic (muito rápida a responder às perguntas)! (Simone, 4ºB)

«Na atividade do Supertmatik eu adorei tudo (principalmente ganhar)!» (Adriana, 4ºB)

«O Supertmatik foi incrível, espero que continue a jogar por muito tempo.» (Filipe, 4ºB)

Um enorme agradecimento da professora Patrícia Cascais às suas colegas e alunos do 4ºB e 4º E, em especial, aos seus queridos (ex)-alunos.

Boas jogadas para todos os alunos do 1º ciclo que participam no Campeonato Supertmatik de Cálculo Mental 2024!)

 

ic acesso

 

Micaia EPM no FB

micaia

 

Pesquisa