A EPM-CELP e os desafios deste novo ano letivo

A educação é um processo que, mais do que um simples ato de ensinar, exige dinamismo, uma capacidade de renovação constante.

O novo modelo de educação, centrado na interação entre a escola e a família, evidencia, cada vez mais, que a arte de educar não se restringe apenas aos profissionais de educação, nem sequer apenas à comunidade escolar. O processo de ensino e aprendizagem envolve, também, todas as relações socioculturais que o indivíduo mantém ao longo da sua vida, quer no seio da comunidade envolvente, quer com a família. E é precisamente a família que tem o papel determinante na formação dos indivíduos, mesmo que a sua função não se sobreponha à da escola.

Neste contexto atual, de contante mutação, em que a família é chamada a estar mais próxima do processo de educação dos seus educandos, trazemos três rostos, três pensamentos e três perspetivas sobre a Escola, os alunos e os desafios que se nos impõem enquanto escola preocupada com o futuro de cidadãos do mundo.

Fizemos quatro perguntas a cada um dos encarregados de educação, com a finalidade de auscultar a sensibilidade daqueles que partilham connosco este desafio de educar com qualidade.

Estes pais fizeram um balanço do ano letivo de 2022/2023 e perspetivam o futuro.

Encarr. Jose Cardoso

 

“Este novo ano letivo representa uma oportunidade para fortalecer a nossa ambição de nos fortalecermos como comunidade escolar e conseguir uma excelência educacional”. É desta forma que Carlos Cardoso encarra o novo ano depois das dificuldades que a pandemia trouxe e que afetaram o bem-estar emocional dos estudantes. E reforça: “Perspetivo o ano letivo de 2023/2024 com otimismo e esperança. À medida que superamos os desafios causados ​​pela pandemia, este novo ano representa uma oportunidade para fortalecer o caminho para a excelência do ensino e para a consolidação da nossa comunidade escolar”.

Mas, para o encarregado de educação, é preciso que a escola recupere o tempo perdido devido à pandemia, mantendo, sempre a prioridade que é a educação de qualidade. O bem-estar dos alunos, segundo disse, deve permanecer no centro das nossas preocupações. “Devemos continuar a prestar atenção à saúde mental e emocional dos alunos, proporcionando-lhes um ambiente de apoio e compreensão”, disse o encarregado para quem isto passa igualmente pelo envolvimento de toda a comunidade.

 “A EPM-CELP procura acompanhar tendências globais de ensino”

Tiago Agua

Diz o ditado: Quem não recorda o passado está condenado a repeti-lo. E é partir deste adágio que Tiago Palma Água, presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação da EPM-CELP, sustenta a sua visão para o novo ano letivo. “Tenho dois rapazes em casa. O mais velho aproveitou a rápida migração digital do momento, e a adaptação foi rápida. Enquanto o meu mais novo foi `apanhado´ na 1ª classe. Ensinar e aprender a ler e escrever à distância foi um desafio complexo para pais e professores. Como ponto negativo, devo apontar o excesso de `consumo digital´. Aquilo que parecia `normal´ em tempos de pandemia, virou uma realidade quotidiana para os mais novos.  O grande combate começa agora obrigando os nossos filhos a trocar os aparelhos por momentos de brincadeira tradicional”, alertou.

Para o ano letivo 2023/2024, Água espera que seja um grande ano para todos os ciclos, com a pandemia a fazer parte do passado. “Do lado dos pais, tudo faremos para complementar a educação dos nossos filhos. Tentaremos que a comunicação entre professores e pais seja rápida e direta, sem criar barulho de fundo. Só assim estaremos à altura dos desafios de uma educação em constante mutação”.

Para o representante dos pais, a introdução, a partir deste ano, do ensino bilingue para os alunos do pré-escolar, dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, é uma demonstração de que a Escola procura acompanhar tendências globais de ensino.

 

 “A Escola vem melhorando”

Encarr. Jasse

 

Celso Gusse é encarregado de educação há quatro anos. Numa análise dos últimos dois anos, o encarregado referiu que o período do confinamento não foi tão alarmante devido ao nível de confiança que existe entre os pais e encarregados de educação e a direção da Escola. “A escola priorizou a segurança. Nós, os pais, sentimos que a escola criou uma série de normas e regras de segurança para preservar a saúde das crianças. Por isso, quando se fez a transição, no ano passado, foi fácil porque já estávamos seguros, principalmente para o retorno gradual”, explicou.

Na verdade, no seu entender, a confiança depositada pelos pais durante o período da pandemia deveu-se à praticidade com que a Escola enfrentou a situação pandémica, inovando, tanto no ensino, como nas estratégias de evitar a propagação da doença na Escola. Por isso, para o presente ano letivo, Gusse reitera que a confiança deve ser mantida entre todos. “Que continuem a ensinar com qualidade que nos acostumaram”, concluiu.

Eventos Próximos

05 Jun. 2025
Dia Mundial do Ambiente
05 Jun. 2025
Lançamento de livro
06 Jun. 2025
Sarau de Dança
10 Jun. 2025
Dia de Portugal
13 Jun. 2025
Sarau de dança

 

ic acesso
ACEDER