Na manhã de hoje, o auditório Carlos Paredes, da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa, recebeu a apresentação de uma peça de teatro musical organizada pelos professores do pré-escolar. A iniciativa integrou atuação e música, tendo ainda contado com a participação direta das crianças na elaboração de figurinos e adereços.
Segundo o professor Paulo Jorge, responsável pelo projeto, a peça intitulada “Ninguém Dá Prendas ao Pai Natal” combinou elementos tradicionais de histórias infantis, como Cinderela e o Lobo Mau, com a narrativa natalícia. “É uma história muito interessante, para a qual compus as músicas e canções. O desafio, desta vez, foi apresentar o projeto com os educadores no palco, mostrando que a educação, para os alunos, também se faz vendo e observando, não apenas fazendo”, explicou.
O projeto envolveu os oito professores do Departamento de Educação Pré-Escolar, que ensaiaram a peça, com os respetivos alunos, durante um mês e meio. As crianças participaram ativamente, cantando as músicas e ajudando na confeção dos adereços, sem conhecer todos os detalhes da encenação até à apresentação final.

Paulo Jorge destacou o caráter pedagógico da iniciativa, afirmando que “este projeto foi consistente e com qualidade. Os miúdos tiveram uma experiência de aprendizagem diferente, enquanto os adultos puderam partilhar a arte e a criatividade em conjunto. É um esforço coletivo que mostra a força da educação pré-escolar”.
Esta encenação fez parte de um projeto mais alargado de celebração do Natal na EPM-CELP. Após a sessão teatral, as crianças distribuíram cestos de frutas a outras turmas, igualmente do pré-escolar, num gesto simbólico de amizade e de promoção de hábitos de vida saudáveis. A celebração culminou com a chegada do Pai Natal, num momento de partilha e celebração para toda a comunidade escolar.





