Terminou na sexta-feira, 7 de março, a 3.ª edição da Feira do Futuro da EPM-CELP. Realizada num período de rápidas mudanças tecnológicas e de grandes transformações no mercado de trabalho, o evento – que reuniu alunos, professores, encarregados de educação e vários profissionais – voltou a proporcionar experiências, alinhadas com as demandas do futuro dos nossos alunos.
Entre os dias 3 e 7, a Feira do Futuro contextualizou e preparou os alunos dos 9.º, para as escolhas relativas ao acesso às áreas do ensino secundário, e os alunos 10.º, 11.º e 12.º anos sobre as condições de acesso ao Ensino Superior. “27 turmas do 9.º ao 12.º ano participaram ativamente em workshops, jogos de tabuleiro e momentos de reflexão, enriquecendo ainda mais o nosso ambiente escolar. Além disso, os encarregados de educação das sete turmas do 12.º ano tiveram a oportunidade de participar numa sessão especial sobre o acesso ao ensino superior, um passo importante para o futuro dos nossos alunos”, explicou a representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação (APEE).
Promovida por este organismo, pela Coordenação e Direção da EPM-CELP, a Feira deste ano abrangeu mais de 300 alunos da Escola e outros interessados. “Contámos com a presença de 21 profissionais de diversas áreas, como medicina, direito, gestão, artes visuais, multimédia, marketing e comunicação, que participaram do nosso speed dating, proporcionando aos alunos uma visão realista e inspiradora sobre suas futuras profissões”.
Além do speed dating, mais de 10 profissionais partilharam as suas experiências numa mesa redonda com os alunos, que tiveram oportunidade de fazer perguntas, tornando esta experiência mais dinâmica e envolvente. “Mais uma vez, tivemos o privilégio de contar com dois especialistas da organização Inspiring Future, que trouxeram conceitos valiosos e motivação para todos os participantes”, esclareceu a APEE.
Tal como nas duas edições anteriores, a Feira focou-se em três objetivos específicos, de acordo com os respetivos destinatários. Para os alunos que terminam este ano o ensino secundário, foram disponibilizadas ferramentas necessárias para uma pesquisa ativa da informação sobre as condições do acesso ao Ensino Superior, as diferentes ofertas académicas existentes, apoiando-os na tomada de decisão sobre as mesmas.
Para os estudantes dos 11.º e 10.º anos, o programa incidiu sobre a busca de informação segura sobre os cursos e o processo de tomada de decisões. Para o 9.º ano, foram ministrados workshops sobre como fazer a escolha da área do ensino secundário, de acordo com as perspetivas pessoais de futuro e as aptidões, em detrimento dos preconceitos e das condicionantes sociais e familiares.
O balanço desta atividade segundo os alunos, os profissionais envolvidos e a Associação de Pais, foi muito positivo.