Cinco alunos da EPM-CELP, acompanhados pelo professor Henrique Jónatas, integraram a equipa do Lycée Francais International Gustave Eifell, que participou no Torneio Escolar de Rugby, organizado pela escola congénere em Joanesburgo. Esta participação de alunos da nossa escola tornou-se possível pelo estabelecimento de uma parceria entre a nossa escola e a escola francesa, em Maputo.
O evento, que decorreu entre o dia 16 e o dia 21 de abril de 2024, nas excelentes instalações do Lycée Français International Jules Verne, foi um sucesso a nível desportivo, pedagógico e social.
O programa interessante e diversificado que alternou competições de rugby nos escalões de Sub 11 e Sub 15, com diferentes visitas de estudo e momentos de convívio, proporcionou momentos inesquecíveis a todos os jovens e professores da comitiva.
Os dias 16 e 21 de abril foram praticamente despendidos nas viagens que, apesar de algumas atribulações, serviram para o conhecimento mútuo, para aumentar a coesão do grupo e testar a sua resiliência.
O programa intercalou os jogos de rugby, com várias visitas, entre as quais uma visita guiada ao Central Business District de Joanesburgo; uma deslocação à Gold Reef City, com um passeio a uma mina que constitui o ponto de origem da cidade; uma prova de orientação no Delta Park, a presença no campo Captain’s Run dos Emirates Lions, para um último treino antes do jogo e a entrada no campo relvado do Ellis Park, o estádio que foi palco da primeira vitória da África do Sul numa taça do mundo de rugby e que teve um papel muito importante na unificação da nação sul africana; diversas visitas a museus (Origins Centre, na universidade de Witswatersrand e Sci-Bono, Discovery Centre).
A culminar uma semana, toda a comitiva, composta por jogadores provenientes do Quénia, Cidade do Cabo e de Joanesburgo, assistiu ao jogo de rugby profissional entre os Emirates Lions, da África do Sul e o Leinster, da Irlanda, que contou para a competição United Rugby Championship (URC). Uma oportunidade única para muitos. E, no fim do jogo, cumpriu-se a tradição de ir para o campo, numa explosão pacífica de alegria e de celebração do que o desporto tem de bom.
Os resultados.
A competição Sub 11 masculina e feminina foi ganha pelas equipas do Lycée Français International Jules Verne (de Joanesburgo). Em Sub 13 masculino, a equipa vencedora, integrando o nosso aluno Tomás Costa, do 6º B, foi o Lycée Français Internacional Gustave Eiffel (Maputo).
No escalão Sub 15 masculino, o vencedor foi a equipa A do Lycée Français International Jules Verne (de Joanesburgo). Na final, em que enfrentou a equipa do Lycée Français International Gustave Eiffel (Maputo), mostrou-se superior, ganhando com todo o mérito, apesar da excelente réplica dos jogadores adversários. A escola de Moçambique realizou um excelente torneio, tendo evoluído muito no decorrer do mesmo, averbando três vitórias e duas derrotas com a equipa vencedora, uma das quais na fase de grupos e outra na final. Nesta prova participaram os nossos alunos António Rocha do 7º C, Tiago Santos do 8º A, Luís Costa do 9º C e João Noronha do 9º F
No escalão Sub 15 feminino, as jogadoras de Moçambique tiveram um excelente desempenho, o que ditou a presença das equipas A e B na final, tendo-se sagrada vencedora, a equipa A.
Foram momentos muito ricos que ficarão na memória de todos os participantes. As amizades que se forjaram, através do desporto e da competição dura e intensa, comprovaram o seu poder de unir pessoas e povos, tal como afirmou Nelson Mandela.
Um nosso muito obrigado à organização do Lycée Français International Jules Verne, em Joanesburgo, aos seus professores, alunos e encarregados de educação que acolheram os nossos alunos, mas suas casas.
Um muito obrigado ao Lycée Français International Gustave Eiffel, em Maputo, por nos acolher e integrar nesta iniciativa. Um bom exemplo de trabalho de parceria entre as duas escolas amigas e vizinhas. Os nossos laços de amizade saíram certamente reforçados.