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O Projeto Mabuko Ya Hina (Os Nossos Livros) alargou o seu campo de intervenção, integrando 10 escolas da Zona Tampão do Parque Nacional da Gorongosa (PNG). No âmbito desta iniciativa, decorreu, entre os dias 29 de maio e 2 de junho do corrente ano, no Centro de Educação Comunitária do PNG (CEC), uma ação de formação, subordinada ao tema “Dinamização de Maletas de Leitura”, promovida pela Docente da EPM - CELP e Coordenadora do Projeto Mabuko Ya Hina, Ana Albasini, e pela Colaboradora Rosário Chaveiro.

Durante o 3º Período, a Escola Portuguesa de Moçambique - Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), por meio do projeto Mãos da Ciência-CCVnE, teve a honra de estabelecer um importante intercâmbio educacional com o renomado Lycée Français Gustave Eiffel. Essa iniciativa consolidou os conhecimentos dos estudantes, com idades entre 5 e 15 anos.

Durante esse período, os alunos foram contemplados com uma série de atividades enriquecedoras. Entre elas, destacam-se as sessões de planetário, nas quais tiveram a oportunidade de observar e aprender sobre o fascinante Sistema Solar. Essa experiência proporcionou aos estudantes uma imersão única, despertando sua curiosidade e interesse pelo universo que nos cerca.

A última sexta-feira, 2 de junho, foi dedicada a experiências e demonstrações repletas de interesse científico na EPM-CELP. Criatividade, otimismo e ideias inovadoras, com soluções saudáveis para o ambiente e para o Mundo a partir da reciclagem, orientaram as apresentações de brinquedos científicos de dezenas de alunos, no Auditório Carlos Paredes. Para a edição 2022/2023, Luna Miquidade (8.ºB), António Novo (8.ºB), José Gonçalves (9.ºA) e Hassan Safieddine/Siena Cardeano (7.ºF) foram os grandes vencedores da noite que juntou ciência, reciclagem e ousadia.

No passado dia 3 de junho, a EPM-CELP abriu as suas portas a pais e encarregados de educação que, acompanhados pelos seus filhos, percorreram os diferentes espaços de exposições, vivendo momentos de partilha, de formação e de enriquecimento da família. No Pátio das Laranjeiras e áreas adjacentes, bem como no espaço Mãos na Ciência, houve ainda oportunidade de os alunos mostrarem orgulhosamente os seus trabalhos.

Foram, há dias, anunciadas as cinco obras finalistas da primeira edição do Prémio Nacional de Literatura Infanto-juvenil, instituído este ano pela Associação Kulemba. Dentre as eles, destacam-se dois livros editados pela Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), “Casa em Flor”, de Rogério Manjate, e “Lamura”, de Suzy Bila.

Num comunicado de imprensa da organização, o júri, constituído por Alberto da Barca (presidente), Marcelo Panguana e Angelina Neves, refere que a obra Lamura, de Suzy Bila, “reflecte sobre o sofrimento das crianças a quem é roubada a infância, fala-nos da desumanidade com a qual vivemos todos os dias. É uma narrativa contada de uma forma sóbria, sedutora, suave e poética. As ilustrações são pinturas bonitas feitas pela própria autora que expressam de forma viva, vibrante, a história e o sentimento da autora”.

Quanto a “Casa em Flor”, de Rogério Manjate, a obra é finalista porque, neste caso, a poesia pode funcionar para os leitores infanto-juvenis como elemento que ajuda a gostar da arte do verso, da palavra elaborada, que ajuda a sonhar ao estar combinada com uma ilustração notável.

As obras foram selecionadas obedecendo a critérios como a Mensagem, a Criatividade, o Ritmo e a Ilustração. Os membros do júri voltarão a reunir para apurar o grande vencedor, que será anunciado durante a sexta edição do Festival do Livro Infantil da Kulemba (FLIK 2023), entre 14 e 17 de junho, na Cidade da Beira.

Refira-se que foram também selecionados os livros “Os pintores de sonhos”, de Carlos dos Santos; “A revolta dos bichos”, de Miguel Ouana e “Mungadze, a lenda do reino musical”, de Agnaldo Bata.

O aluno da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), Gabriel Wane, do 7ºA, distinguiu-se na 17ª edição do Campeonato Internacional de Cálculo Mental “SuperTmatik”, referente ao ano letivo 2022/2023, ao conquistar a 88.ª posição no seu escalão, um lugar honroso no top 100, em disputa com vários milhares de concorrentes de cada ano de escolaridade.

Ontem, logo pela manhã, o refeitório da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) foi “tomado de assalto” por alunos, pequenos, de todas as proveniências e etnias, cuja identidade comum se manifestou através da indumentária e sorrisos inocentes.

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