Armando Artur

Armando Artur
Armando Artur
AUTOR

Armando Artur João, nasceu a 28 de Dezembro de 1962 no distrito de Alto Molócuè, Zambézia, em 1962. É um poeta moçambicano. Fez os estudos primários em Alto Molócuè e os estudos secundários em Lichinga e Beira. Frequentou o ensino técnico em Maputo sem, contudo, ter concluído.

É membro fundador da Associação Pan-africana de Escritores (PAWA), da qual é representante em Moçambique. Exerceu os cargos de Secretário-Geral da Associação dos Escritores Moçambicanos, de Vice Presidente do Fundo Bibliográfico da Língua Portuguesa e de Ministro da Cultura de Moçambique de 2011 a 2015.

Fez parte do Movimento Literário Charrua, um movimento fundado nos anos 80 com o objetivo de dinamizar as letras no país, juntamente com outros escritores de renome, tais como Calane da Silva. Foi membro da Comissão Nacional do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) e é Doutor Honóris Causa em Filosofia da Arte e Literatura pela Cypress International Institute University.

Publicou: “Espelho dos Dias” (1986), “O Hábito das Manhãs” (1990), “Estrangeiros de Nós Próprios” (1996), “Os Dias em Riste” (2002) – Prémio Consagração - FUNDAC, “A Quintessência do Ser” (2004) – Prémio José Craveirinha de Literatura, “No Coração da Noite” (2007), “Felizes as Águas”, “As Falas do Poeta, “A Reinvenção do Ser e a Dor da Pedra” (2018), “Muery – Elegia em Si Maior” (2019), Prémio BCI de Literatura e também venceu o Prémio Consagração Rui de Noronha em 2002. Possui uma vasta obra dispersa em revistas literárias, livros didáticos, antologias em jornais nacionais e, outra, traduzida em Inglês, Francês, Alemão, Finlandês, Sueco e Árabe.
Joomla Book Library, by OrdaSoft!
 

Pesquisa