Charles Baudelaire

Charles Baudelaire
Charles Baudelaire
AUTOR

Charles Pierre Baudelaire, nasceu a 9 de abril de 1821 em Paris, França, e faleceu a 31 de Agosto de 1867. Foi um poeta, crítico, teórico da arte francesa e tradutor francês.

É considerado um dos percursores do Simbolismo e esteve ligado ao modernismo, tendo sido internacionalmente reconhecido como o fundador da tradição moderna em poesia, juntamente com Walt Whitman. Também se relacionou com diversas escolas artísticas e a sua obra influenciou bastante as artes plásticas do século XIX.

Estudou no Colégio Real de Lyon e Lycée Louis-le-Grand de onde foi expulso, em 1833, por indisciplina que o caracterizou durante parte da sua adolescência e juventude, chegando até a parar na justiça. Em 1838 escreve o poema “Incompatibilité”.

Após uma conturbada fase da sua vida (dividida entre a boémia, escândalos e excessos) decide refugiar-se no misticismo buscando experiências exóticas e procurando afirmar a sua individualidade. Neste contexto, publica a sua única novela “La Fantarlo” (1847).

Em 1857, lança “As Flores do Mal” um livro que continha 100 poemas. Tal livro foi objeto de acusação de ultrajar a moral pública e Baudelaire foi sujeito a pagar uma pesada multa. Após retirar seis poemas considerados obscenos, reeditou a obra. A mesma seria ilustrada por Félicien Rops, na Bélgica. Seus escritos foram postumamente publicados. Entre eles constam “Pequenos poemas em prosa” (1869) e “O Princípio Poético” (1876).
Joomla Book Library, by OrdaSoft!
 

Pesquisa