Descrição:
|
“100 papas na língua” é um livro escrito por Lurdes Breda e ilustrado por Tânia Clímaco, com prefácio do escritor Afonso Reis Cabral, editado pela Escola Portuguesa de Moçambique - Centro de Ensino e Língua Portuguesa, com o apoio do Instituto Camões em Moçambique, no âmbito do Dia Mundial da Língua Portuguesa (dia 5 de maio).
A obra reúne um conjunto de contos cheios de humor, nonsense, sátira, duplos sentidos, regionalismos, situações e personagens caricaturadas e cenários picarescos à mistura com expressões idiomáticas da Língua Portuguesa. Estas manifestações coloquiais constituem um importante legado coletivo na preservação das tradições e da nossa identidade cultural, como povo singular que somos na multiplicidade de línguas, linguagens e culturas que é afinal o mundo.
Que o digam Dom Cornélio Procópio, Zé Concho “Taberneiro”, Dona Alzira Sineira, Frei Saul Pia-Fino, Asdrúbal Peixe-Morto, Belmira Papo-Seco, Adérito Escacha-Pessegueiro, Rita Beijo-de-Moça, Zacarias Papa-Moscas, Padre Anselmo Credo-Bataredo, Ifigénia Bichaneiro, Doutor Pi de Menta, Natália Bê-á-bá, Nicolau Pica-Miolos, Dona Preciosa da Purificação, Zezito Papa-Léguas, Godofredo Boa-vai-ela e tantos outros que nas páginas deste livro botam “faladura” sem papas na língua! |