Jaroslav Seifert

Jaroslav Seifert
Jaroslav Seifert
AUTOR

Jaroslav Seifert nasceu em Praga, antiga Áustria Hungria a 23 de setembro de 1901 e faleceu a 10 de janeiro de 1986. Foi um poeta, escritor e jornalista checo. Através da sua poesia, a poesia checa passou a chamar atenção no mundo inteiro.

Pertenceu ao movimento Devětsil (do qual foi um dos fundadores do jornal com o mesmo nome) que atualmente é muito estudado e, reconhecido entre estudiosos e poetas de várias nacionalidades. Cresceu em Zizkov, (um subúrbio de Praga) frequentou a escola secundária e, cedo, começou a dedicar-se a poesia e ao jornalismo, enquanto membro do Partido Comunista Checo.

Na mesma altura, foi funcionário e editor de jornais de comunistas e de revistas tais como Rovnost, Srsatec e Reflektor. Expulso do Partido Comunista Checo, na sequência de se ter oposto a tendências bolcheviques na liderança do partido, acabou escrevendo para revistas tais como Pestré Kevty, Ranni e Noviny, durante a ocupação alemã.

Também foi editor do jornal Národní Práce e, depois de 1945, escreveu para o jornal sindicalista, Práce tendo mais tarde sido editor do jornal Kytice. Abandonou o jornalismo e passou a dedicar-se exclusivamente a literatura, criando uma vasta obra. Para além da sua obra literária, traduziu poetas importantes como Apollinaire.

Publicou mais de 30 obras, entre as quais”Město V Slzách” (1921) - sua primeira, obra com a qual iria consagrar-se Prémio Nobel, “Samá Láska (1923), “Na vlnách TSF” (1925), Slavík Zpívá Špatně” (1926), “Básně” (1929), “Poštovní Holub” (1929), Hvězdy Nad Rajskou Zahradou (1929), “Všecky Krásy Světa” (1981), “Býti Básníkem (1983)”.

Em 1967 foi designado Artista Nacional e, tornou-se Presidente da Associação da União dos Escritores Checos, entre 1960 e 1970. Recebeu vários prémios, entre os quais, o Prémio Nobel da Literatura (1984).
Joomla Book Library, by OrdaSoft!
 

Pesquisa