|
Kok Nam |
ENTREVISTADO
Nasceu em Lourenço Marques, atual Maputo em 1939 e faleceu em 2012. Foi um fotojornalista moçambicano de origem chinesa.
Frequentou o ensino primário na Escola Chinesa e mais tarde na Escola Primária Correia da Silva (atual Escola Primária Escola Primária do 1º e 2º Graus 16 de Junho). Teve curta passagem pela Escola Comercial Dr. Azevedo e Silva antes de, aos 16 anos, começar a trabalhar na Focus como aprendiz de fotografia. Mais tarde é convidado a trabalhar como fotógrafo para o Diário de Moçambique, na altura jornal progressista, onde começa a perceber o contexto sociopolítico do país e a desenvolver ideias nacionalistas algo que iria transportar para a objetiva.
Registou as diferentes fases da história de moçambique e de países da região. Fez parte da equipa que fundou a revista Tempo, onde mais tarde chegou a ser chefe de redação, tendo também trabalhado para o Notícias da Tarde, o Notícias e para o jornal Savana, do qual foi diretor. Integrou a equipa de elite dos fotógrafos moçambicanos da geração pós independência, e fez parte da comitiva presidencial do primeiro presidente de moçambique independente, Samora Machel. O seu acervo está publicado em jornais nacionais e internacionais tais como o The New York Times e, tem livros publicados a título póstumo: “Samora Machel” (2014), “Preto no Branco” (2019). |