Machado de Assis

Machado de Assis
Machado de Assis
AUTOR

Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no Morro do Livramento, Rio de Janeiro a 21 de Junho de 1839 e faleceu em 1908. Filho de pai mulato e de uma lavadeira portuguesa, foi um escritor, poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, jornalista e crítico literário brasileiro e considerado por muitos, um dos maiores, senão, o maior nome da literatura brasileira.

Trabalhou como aprendiz de tipógrafo, revisor, repórter, jornalista e assumiu diversos cargos públicos, passando pelo Ministério da Agricultura, do Comércio e das Obras Públicas. Desde cedo teve o entusiasmo pelas letras a ponto de aprender a língua grega para se familiarizar com Platão, Sócrates e com o teatro grego.

Em 1954 escreveu o seu primeiro soneto e, por volta de 1865, funda uma sociedade artístico-literária chamada Arcádia Fluminense e, funda e co-funda outras várias agremiações dinamizadoras das letras. Foi o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras e considerado o introdutor do Realismo no Brasil.

A sua extensa obra literária conta com cerca 10 romances, 200 contos, 10 peças teatrais, 5 coletâneas de poemas e sonetos e, mais de 600 crônicas que foi importante para as escolas literárias brasileiras do século XIX, XX, e continua a ser amplamente estudada na atualidade.

É homenageado através da atribuição do principal prêmio literário brasileiro, o Prêmio Machado de Assis. Das suas obras mais referenciadas constam, “Helena” (1876), “Memórias Póstumas de Brás Cubas” (1881), “Quincas Borba” (1891), “Dom Casmurro” (1899), “Esaú e Jacó” (1904) e Memorial de Aires (1908).
Joomla Book Library, by OrdaSoft!
 

Pesquisa